FORNET-BETANCOURT, Raúl (Herausgeber/editor). Concordia. Internationale Zeitschrift für Philosophie. Reihe Monographien / Série Monografiás, Band/tomo 37, 2004.

Autores

  • Tiago Adão Lara Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES-JF e FACED-UFJF.

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-564

Palavras-chave:

Resenha, Raúl Fornet-Betancourt, Série Monografias

Resumo

São onze estudos, onze palestras apresentadas em encontros internacionais, versando assuntos filosóficos, na perspectiva da defesa de uma abordagem intercultural. Tornam-se, impressos, onze artigos, que registram um debate desenvolvido ao longo dos anos de 1999 a 2004, em Espanha, Brasil, México, Alemanha.

O título exprime bem o que se quer transmitir: o relato de uma reflexão filosófica, voltada para problemática atualíssima: a questão da interculturalidade. No artigo 6, intitulado: La interculturalidad frente a los desafios de la globalización, assim se descreve o projeto intercultural:

"A filosofia intercultural é um projeto de diálogo de contextos; quer dizer que não aspira constituir-se como a palavra das muitas vozes contextuais, mas quer antes, com base na experiência da intercontextualidade, ser um como concerto, no qual se escutam e harmonizam, sem reducionismos dirigistas, as vozes das culturas e de seus contextos" (p. 71).

 

Palavras-chave: Resenha; Raúl Fornet-Betancourt; Série Monografias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Adão Lara, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES-JF e FACED-UFJF.

Professor do Curso de Filosofia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES-JF e membro do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia. FACED-UFJF.

Referências

-

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

LARA, T. A. FORNET-BETANCOURT, Raúl (Herausgeber/editor). Concordia. Internationale Zeitschrift für Philosophie. Reihe Monographien / Série Monografiás, Band/tomo 37, 2004. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 19, n. 38, p. 205–209, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-564. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/564. Acesso em: 23 fev. 2024.