Mito

Autores

  • Tiago Adão Lara Universidade Federal de Uberlandia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2021

Palavras-chave:

Mito, Linguagem, Lógica filosófica

Resumo

[…]  Não é fácil desincumbir-se da tarefa de falar ou de escrever sobre o mito. Em primeiro lugar, porque o termo mito reveste-se. hoje, de significado bem diverso daquele que ele tinha antigamente quando a única forma de teorizar sobre a realidade eram os mitos. Para os povos antigos, o mito era palavra verdadeira. Esses povos sabiam distinguir bem entre as histórias, às quais atribuíam valor de explicação, sobre a origem do universo, da vida, dos grupos humanos, das instituições... e as outras histórias, com valor puramente ficcional. Esses povos não dispunham ainda de teorias elaboradas, com o rigor da lógica filosófica e, muito menos, de teorias científicas, convalidadas pelos testes experimentais. A fantasia predominava, nas explicações, com as quais tentavam elucidar os fenómenos da natureza e as situações existenciais. Em linguagem de hoje, podemos dizer que, para os antigos, mitos não eram fábulas. Os mitos são verdadeiros, as fábulas são puras ficções. […]

Palavras-chave: Mito; Linguagem; Lógica filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Adão Lara, Universidade Federal de Uberlandia (UFU)

Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlandia (UFU)

Referências

CASSIRER, Ernst. Antropologia filosófica; ensaio sobre o homem. Introdução a uma filosofia da cultura humana. Trad. Dr. Vicente Félix de Queiroz. São Paulo, Mestre Jou, 1977.

CRIPPA, Adolpho. Mito e cultura. São Paulo, Convívio, 1975.

GUSDORF, Georges. Mito e metafísica. Trad. Hugo di Prímio Paz. São Paulo, Convívio, 1980.

GRIMAL, Pierre. A mitologia grega. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo, Brasiliense, 1982

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo, Perspectiva, 1972.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Trad. Rogétio Fernandes. Lisboa, Livros do Brasil, s/d.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e o pensamento entre os gregos. Trad. Haiganuch Sarion. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1973.

Downloads

Publicado

2009-05-11

Como Citar

LARA, T. A. Mito. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 53–58, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2021. Acesso em: 23 jul. 2024.