As academias militares na república brasileira
um estudo de educação política
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-738Palavras-chave:
Educação, Academias Militares, Educação PolíticaResumo
O presente trabalho trata do processo de construção da educação política dos militares. A ênfase explicativa recai sobre a fabricação da representação militar do Exército Brasileiro, reportando-se às Academias Militares da Praia Vermelha, do Realengo e as Agulhas Negras (AMAM), esta última, em período recente, muito influenciada pela Escola Superior de Guerra e pela Doutrina da Segurança Nacional.
Palavras-chave: Educação; Academias Militares; Educação Política.
Abstract: The present work is about the process of construction military political education. The mean explication is about the maked of the military representation of Brazilian Army, reporting to Military Academies of Praia Vermelha, Realengo and Agulhas Negras (AMAN), this last, in recent period, very influencied by Superior School of War and by the National Security Doctrine of Brazil.
Downloads
Referências
CAPELA, L. M. C. (1988). “Militares e organização nacional: os jovens turcos”. Ciências Sociais Hoje, São Paulo; ANPOCS-Vértice-Editora Revista dos Tribunais, pp. 162-184.
CARONE, E. (1965). Revoluções de Brasil contemporâneo. São Paulo: Ed. São Paulo.
CASTRO, P.F. (1964). “A experiência Republicana”. In: HOLLANDA. S.B. História da Civilização Brasileira. São Paulo: DIFEL. Pp. 9-67. Tomo 2, v2.
CHARTIER, R. (1990). A história cultural. Trad. Maria M. Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
____________. (1991). “O mundo como representação”. Estudos Avançados, São Paulo, n. 11, v.5, pp. 171-191. https://doi.org/10.1590/S0103-40141991000100010
COELHO, E. C. (1990). “A instituição militar no Brasil”. BIB, São Paulo: ANPOCS-Cortez, n. 15-19, pp. 335-359.
COMBLAIN, J. (1978). A ideologia da segurança nacional. Trad. A. Veiga Fialho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
COSTA, W. P. (1990). A espada de Dâmocles. São Paulo: USP. (Tese de Doutoramento).
DALARI, D. A. (1981). Uma lei de insegurança. Folha de S. Paulo, 21 jun., p. 10 (Folhetim).
DURKHEIM, E. (1989). As formas elementares da vida religiosa. Trad. Joaquim Pereira Neto. São Paulo: Paulinas.
FOUCAULT, M. (1977). Vigiar e punir. Trad. Lígia M. P. Vassalo. Petrópolis: Vozes.
HOBSBAWN, E. (1984). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
HORTA, J.S.B. (1994). O hino, o sermão e a ordem do dia: o regime autoritário e a educação no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ.
IANNI, O. (1990). “A idéia de modernidade”. Revista Resgate, n. 1, Campinas, pp. 19-38.
INACIO FILHO, G. (1997). Ordens do Dia e Educação Política: da construção à materialização da representação coletiva. Campinas: UNICAMOP. (Tese de doutoramento).
MICHELOTO, A. R. (1991). Catolicismo e libertação dos setores subalternos rurais. São Paulo: PUC-SP. (Tese de doutoramento).
MOTTA, J. (1976). Formação de Oficial do Exército. Rio de Janeiro: Artes Gráficas.
ROUQUIÉ, A. (1984). O Estado Militar na América Latina. Trad. Leda R. C. Ferraz. São Paulo: Alfa Omega.
SAES, D. (1985). A formação do estado burguês no Brasil. 2ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Geraldo Inácio Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.