PESQUISA EM HISTORIA DA EDUCAÇÃO

SITUAÇÃO ATUAL

Autores

  • Geraldo Inácio Filho Universidade Federal de Uberlandia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18nn.%20ESPa2004-11220

Palavras-chave:

Historia da Educação, Historiografia, Núcleos de Pesquisa

Resumo

O objetivo do presente trabalho é discutir a inserção da História da Educação no contexto educacional brasileiro hoje. Para tanto passamos pela situação da pesquisa na referida Área em três períodos: antes de 1980, durante os anos 1980 e nos anos 1990. Os Núcleos de Pesquisa da área, sua importância para a pesquisa também são levados em consideração no presente estudo. Em diversas localidades e em acordo com cada especificidade regional os Núcleos de Pesquisa dedicam-se a catalogação de fontes de pesquisa possibilitando um trabalho profissionalizado quanto ao estudo da História da Educação, além de possibilitar aos Historiadores do futuro acesso aos arquivos preservados, desse nosso passado educacional ora em estudo.

Palavras-chave: História da Educação; Historiografia; Núcleos de Pesquisa.

 

Abstract: The objective of this work is to discuss the insertion of History of Education in the current Brazilian educational context. As such, we situate the research in this area in three periods: before 1980) during the 1980's and in the 1990's. Research centers in this area and their importance for research are also taken into consideration in this study. In diverse locations and in accordance with specific regional characteristics, Research Centers are dedicated to cataloging sources of research. making professional work possible regarding the study of the History of Education. Additionally. They allow future historians access to archives of our educational past now under study.

Key words: History of Education; Historiography; Research Centers.

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Biografia do Autor

Geraldo Inácio Filho, Universidade Federal de Uberlandia (UFU)

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Publicado

2010-11-19

Como Citar

FILHO, G. I. PESQUISA EM HISTORIA DA EDUCAÇÃO: SITUAÇÃO ATUAL. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. n. ESP, p. 23–40, 2010. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11220. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11220. Acesso em: 25 dez. 2024.