ELEMENTOS CONSTITUINTES E CONSTITUIDORES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE

Autores

  • Patrícia Lopes Jorge Franco Universidade de Uberaba (Uberaba, MG, Brasil)
  • Andréa Maturano Longarezi Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, MG, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n50a2011-07

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Teoria da Atividade. Significação social. Sentido pessoal. Atividade dominante.

Resumo

* Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Coordenadora de ações formativas no Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento de Professores de Ituiutaba/MG - CEMAP. Professora orientadora do Mestrado em Educação e Psicanálise - INSET/Polo de Ituiutaba/MG

** Doutora em Educação Escolar pela UNESP/ Araraquara. Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação (UFU).

1 Apoio Financeiro do CNPQ e da FAPEMIG.

Elementos constituintes e constituidores Da formação continuada de professores: Contribuições da teoria da atividade

Resumo: O artigo sistematiza os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade de Leontiev (1983), destacando os elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores. Inicialmente apresenta-se uma síntese dos fundamentos antropológicos e filosóficos que delineiam o olhar leontieviano, considerando categorias trabalho; consciência; objetivação e alienação, bem como o desenvolvimento humano em toda sua complexidade. Discute os elementos constitutivos da Teoria da Atividade: atividade dominante, estrutura da atividade, significação social e sentido pessoal. Com base nesse corpus teórico, analisa a formação docente como atividade, na qual se entende que pela atividade dominante o professor se desenvolve. A atividade é ponto de partida e chegada do processo formativo profissional, pois possibilita aproximação direta do conteúdo da ação formativa com suas necessidades. Conclui-se, portanto, que os elementos constituintes e constituidores da formação continuada, na perspectiva apontada, são potencializadores do desenvolvimento humano-social e contribuem para superação de rupturas entre sentido e significado desta formação.

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Teoria da Atividade. Significação social. Sentido pessoal. Atividade dominante.

Abstract: This article systematizes the theoretical methodological assumptions of Activity Theory Leontiev (1983), focusing on the constitutive and constitutors elements of the teacher's continuous formation. Firstly, it presents a synthesis of anthropological and philosophical foundations that lines the leontievian view, considering categories work; conscience; objectiveness; and alienation as well as the human development in its complexity. It discusses the constitutive elements of Activity Theory: dominant activity, structure of activity, social meaning and personal meaning. Based on this theoretical corpus, it analyzes the teacher's formation as activity, taken as the dominant activity in what the teacher develops his/herself. The activity is the initial and final point of the professional formative process since it makes possible the direct approach of formative action content and their needs. It is concluded that the constitutive and constitutors elements of continued formation, in this perspective, are enablers of human-social development and contribute to the overcoming of the ruptures between the sense and meaning of this formation.

Keywords: Continued teacher's formation. Activity Theory. Social meaning. Personal sense. Dominant activity.

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Data de registro: 15/12/2009

Data de aceite: 15/09/2010

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Biografia do Autor

Patrícia Lopes Jorge Franco, Universidade de Uberaba (Uberaba, MG, Brasil)

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Como Citar

FRANCO, P. L. J.; LONGAREZI, A. M. ELEMENTOS CONSTITUINTES E CONSTITUIDORES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 25, n. 50, p. 557–582, 2011. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n50a2011-07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13364. Acesso em: 3 dez. 2024.