Hipócrates x Hipocrités:

o destino da educação decidido em uma letra?

Autores

  • Vinicius Bertoncini Vicenzi Universidade do Porto (Portugal).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p233-253

Palavras-chave:

Destino da educação, Filosofia da educação, Hipócrates, Hypokrités, Retórica

Resumo

Hipócrates x Hipocrités: o destino da educação decidido em uma letra?

Resumo: Este artigo pretende apresentar uma discussão entre dois caminhos paradigmáticos aos quais a pedagogia parece se submeter historicamente. O primeiro deles, o caminho de Hipócrates, numa destinação médico-científica. O segundo, o de Hipocrités, numa destinação artístico-retórica. Não se espera, nessa breve discussão, contudo, uma definição a respeito de uma possível tomada de decisão, voluntarista, acerca dessas destinações. Não se trata, também, de um mero jogo de palavras. A intenção aqui é buscar, no referencial da filosofia antiga e da etimologia dos vocábulos gregos, duas maneiras de ver o processo de relação dos saberes com a verdade, relação esta que produz uma série de impactos sobre a maneira como enxergamos o processo educativo.

Palavras-chave: Destino da educação; Filosofia da educação; Hipócrates; Hypokrités; Retórica.

Abstract: This article aims to present a debate between two paradigmatic paths through which pedagogy seems historically to submit itself. The first of them, Hippocrates´ path, in a scientific-medical destination. The second, Hipocrites' path, in a rhetorical-artistic destination. It is not expected here, in this brief exposition, any definition between a decision-making, willfull, about these destinations. It is not, also, a mere wordplay. The intention here is to search, in ancient philosophy's references and in Greek vocabularies' etimology, two ways of seeing the process between the relation of knowledges and truth, relation which produces a series of impacts over the way we understand educational process. 

Keywords: Education's destiny; Philosophy of education; Hippocrates; Hypokrités; Rhetoric.

Data de registro: 06/03/2013

Data de aceite: 22/01/2014

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Biografia do Autor

Vinicius Bertoncini Vicenzi, Universidade do Porto (Portugal).

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorando em Filosofia pela Universidade do Porto/Portugal. Bolsista da CAPES - Proc. nº 10795/138. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR). Membro do grupo de pesquisa "Aesthetics, Politics and Art Research Group" do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. 

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Publicado

2014-09-22

Como Citar

VICENZI, V. B. Hipócrates x Hipocrités: : o destino da educação decidido em uma letra?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 55, p. 233–253, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p233-253. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21886. Acesso em: 25 dez. 2024.