Crer, Experimentar, Fabular: ensaio sobre a experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-54303

Palavras-chave:

Crença imanente, Experiência, Fabular, Gilles Deleuze e Félix Guattari, Henri Bergson

Resumo

Crer, experimentar, fabular: ensaio sobre a experiência

Resumo: Partindo da concepção deleuziana e deleuzo-guattariana da crença nesse mundo, esse ensaio procurará pensar a temática da experiência dentro do campo educacional. Para tanto, procuraremos pensar o modo como os filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari concebem uma espécie de crença imanente, voltada para a experimentação vital das forças constitutivas do mundo, capaz de ultrapassar os condicionantes transcendentes da experiência. Para a devida compreensão de uma tal crença, devedora daquilo que Deleuze denomina de empirismo transcendental, retomaremos o diálogo travado pelos autores de O que é a Filosofia? com a noção de fabulação preconizada por Henri Bergson. Buscaremos apresentar o modo como se dá a articulação entre os conceitos de fabulação e crença, importante na medida em que permitirá pensarmos uma experiência não condicionada por nenhuma instância transcendente, experiência a qual Deleuze e Deleuze-Guattari denominarão de experimentação. O conceito de experimentação, acreditamos, pode contribuir para as discussões recentes sobre experiência presentes no campo educacional, mormente aquelas empreendias por Jorge Larrosa Bondia e Julio Groppa Aquino.

Palavras-chave: Crença imanente; Experiência; Fabulação; Gilles Deleuze e Félix Guattari; Henri Bergson.

Believe, experience, fable: an essay about experience

Abstract: This article starting from the Deleuzian and Deleuzo-Guattarian conception of belief in this world and will try to think the theme of experience in the educational field. Therefore, we trying to think the way in which the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari conceive a kind of immanent belief, focused on the vital experimentation of the constitutive forces of the world and capable of overcoming the transcendent conditions of experience. For the proper understanding of such a belief, indebted to what Deleuze calls transcendental empiricism, we will resume the dialogue carried out by the authors of What is Philosophy? with the notion of fabulation advocated by Henri Bergson. We will present the way in which the concepts of fabulation and belief take place, which is important in that it will allow us to think about an experience that is not conditioned by any transcendent instance, an experience that Deleuze and Deleuze-Guattari will call experimentation. The concept of experimentation, we believe, can contribute to the recent discussions on experience present in the educational field, especially those undertaken by Jorge Larrosa Bondia and Julio Groppa Aquino.

Keyword: Immanent believe; Experience; Fable; Gilles Deleuze and Félix Guattari ; Henri Bergson.

Creer, experimentar, fábula: ensayo sobre experiência

Resumen: A partir de la concepción Deleuzian y Deleuzo-Guattarian de creencia en este mundo, este ensayo tratará de pensar el tema de la experiencia dentro del campo educativo. Por lo tanto, trataremos de pensar en la forma que los filósofos Gilles Deleuze y Félix Guattari conciben una especie de creencia inmanente, centrada en la experimentación vital de las fuerzas constitutivas del mundo, capaz de superar las condiciones trascendentes de la experiencia. Para la comprensión adecuada de tal creencia, en deuda con lo que Deleuze llama empirismo trascendental, reanudaremos el diálogo llevado a cabo por los autores de ¿Qué es la filosofía? con la noción de fabulación defendida por Henri Bergson. Intentaremos presentar la forma en que tienen lugar los conceptos de fabulación y creencia, lo cual es importante ya que nos permitirá pensar en una experiencia que no está condicionada por ninguna instancia trascendente, una experiencia que Deleuze y Deleuze-Guattari llamarán experimentación. El concepto de experimentación, creemos, puede contribuir a las discusiones recientes sobre la experiencia presente en el campo educativo, especialmente las emprendidas por Jorge Larrosa Bondia y Julio Groppa Aquino.

Palabras clave: Creencia imanente; Experiencia; Fábula; Gilles Deleuze y Félix Guattari; Henri Bergson.

Data de registro: 29/04/2020

Data de aceite: 22/09/2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor-pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).  Integrante do grupo CNPq CoPERP - Coletivo de Pesquisadores de Educação e Relações de Poder. E-mail: christian.guimaraes.vinci@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2914-3032  Lattes: http://lattes.cnpq.br/5118505331417877

Referências

AQUINO, Julio Groppa. A crítica educacional como recusa à metafísica pedagógica. Revista de Educação Pública; Cuiabá, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015

BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. Trad. Adolfo Monteiro. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

BERGSON, Henri. As Duas Fontes da Moral e da Religião. Trad. Nathanael Caixero. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1978.

BERGSON, Henri. O Pensamento e o Movente. Trad. Franklin Leopoldo. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, Abril. 2002. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

BONDIA, Jorge Larrosa. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2019. https://doi.org/10.1080/01431161.2019.1579381 https://doi.org/10.1080/01431161.2018.1552814

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Trad. Luiz B. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2 - A imagem-tempo. Trad. Eloisa Araujo Ribeiro. São Paulo: Editora 34, 2018.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. Dois Regimes de Loucos. Trad. Guilherme Ivo. São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles. En Medio de Spinoza. Tradução de Equipo Editorial Cactus. Buenos Aires: Cactus, 2008.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Claudia Sant'Anna Martins. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2009.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Rio de Janeiro: Ed. Tauros, 1976.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Cintia Vieira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: vol. 1. Trad. Peter Pal Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Ribeiro. São Paulo: Escuta, 2004.

LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. Trad.Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: N-1 Edições, 2015.

MACHADO, Roberto. Deleuze: a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar editores, 2009.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em Defesa da Escola: uma questão pública. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

PACHECO, Fernando. Personagens Conceituais: filosofia e arte em Deleuze. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo , v. 34, n. 122, p. 283-303, Ago-dez. 2004. https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000200002

PELLEJERO, Eduardo. "Literatura e fabulação: Deleuze e a política da expressão". In: Polymatheia - Revista de Filosofia, Fortaleza, v. IV, n. 5, 2008, p. 67-78.

RIBEIRO, Cintya Regina. “‘Pensamento do fora’, conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault”. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 3, jul-set. 2011, p. 613-628. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000300011

SAVAGNARGUES, Anne. Deleuze: l'Empirisme transcendantal. Paris: PUF, 2009

SAVIANI, Demerval. O pensamento pedagógico brasileiro: da aspiração à ciência à ciência sob suspeisão. Educação e Filosofia, v. 21, n. 42, p. 13-35. 2008. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v21n42a2007-463

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães; RIBEIRO, Cintya Regina. Experimentações com a Pesquisa Educacional Deleuze-Guattariana no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre , v. 43, n. 1, p. 23-44, Mar-jul. 2018. https://doi.org/10.1590/2175-623660813

ZOURABICHVILI, François. O Vocabulário de Deleuze. Trad. André Telles. Rio de Janeiro:Relume Dumará, 2009.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

VINCI, C. F. R. G. Crer, Experimentar, Fabular: ensaio sobre a experiência. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 73, p. 341–372, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-54303. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54303. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos