Formação ou performance
algumas reflexões sobre a educação contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-848Palavras-chave:
Educação, Habermas, Lyotard, Formação de IndivíduosResumo
Ao construirmos esta reflexão sobre a educação contemporânea é importante indagarmos sobre a possibilidade, ainda, de um projeto de formação dos indivíduos em direção a um projeto de emancipação da sociedade. As modificações econômicas e culturais promovidas pelas novas tecnologias e pelas novas relações de trabalho não deixaram intacto o campo educacional. O saber é produzido e disseminado em função de sua capacidade performática e o processo educativo abandona, por conseguinte, seu elemento de formação, como afirma Lyotard. Se vivemos em um tempo pós-moderno, educação é apenas a condição de melhor performatividade dos indivíduos na sociedade. Porém, se ainda podemos pronunciar o negativo através da linguagem comunicativa, como enfatiza Habermas, a idéia de formação permanece com sentido, porque permanece o sentido da narrativa da emancipação.
Palavras-chave: Educação; Habermas; Lyotard; Formação de Indivíduos.
Abstract: When we build this reflexion about contemporary education it is important to argue about the possibility, also, of an individual formation project towards a society emancipation one project. The economic and cultural modifications promoted by the new tecnologies and by the new work relationships haven't left the educational field intact. The knowledge is produced and spread according to its performance capability and the educational process abandons, accondingly, its formation element, as Lyotard says. If we live in a post-modern time, education means only the best performance condition of the indivuduals in society. Although, if we still can pronounce the negative through the comunicative language, as Habermeas emphasizez, the formation idea stays with sense because the emanciapation narrative sense remains.
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