Entre o sociologismo e o individulaismo

considerações sobre a sociologia de Pierre Boudieu

Autores

  • Luiz Renato Vieira Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Sociologia, Pierre Bourdieu, Ciências sociais

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo a análise do esquema teórico-conceitual desenvolvido por Pierre Bourdieu, procurando demonstrar que sua obra pode ser caracterizada por um constante esforço de mediação entre algumas vertentes tradicionais na sociologia, que superdimensionam a ação das estruturas sobre o indivíduo, e certas tendências mais recentes nas ciências sociais, que procuram entender as condutas dos atores sociais como que quase exclusivamente produzidas pelas racionalidades individuais. 

Acreditamos ser possível demonstrar a construção de um esquema de pensamento original e que tem apresentado alternativas teórico-metodológicas interessantes aos problemas postos na sociologia contemporânea através da análise contextualizada de dois conceitos fundamentais, a saber, habitus e campo de poder. 

Este trabalho se divide em duas partes: na primeira, procura-se examinar alguns aspectos da trajetória recente da sociologia contemporânea, buscando compreender os questionamentos colocados às vertentes estruturalistas e funcionalistas e suas consequências na eleição da ação individual como objeto de análise privilegiado na sociologia. Na segunda parte, adentra-se a obra de Bourdieu, esmiuçando algumas das categorias centrais do pensamento do autor no sentido de evidenciar o caráter heterodoxo de sua teoria, que o levou a responder criativamente a questões centrais no debate atual das ciências sociais. [...]

Palavras-chave: Sociologia; Pierre Bourdieu; Ciências sociais.

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Biografia do Autor

Luiz Renato Vieira, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre e Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília.

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Publicado

2008-11-06

Como Citar

VIEIRA, L. R. Entre o sociologismo e o individulaismo: considerações sobre a sociologia de Pierre Boudieu. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 8, n. 16, p. 285–300, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1038. Acesso em: 1 nov. 2024.