Temas sobre arte-educação

Autores

  • Irene Tourinho Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n18a1995-992

Palavras-chave:

Educação, Arte, Percepção, Vivência sensível

Resumo

Sempre que preciso organizar as ideias para um diálogo com professores de arte, crio ansiedades que penso nunca terão cura. Primeiro porque os temas que nos afligem são sempre muito variados e profundos. Na sala de aula, isso gera ansiedades que são, diríamos, de ordem bem objetiva. Queremos dar conta da compreensão e da vivência sensível dos indivíduos com objetos, manifestações e obras chamadas artísticas. Queremos apreender e conseguir que outros apreendam signos e símbolos, manipulem seus significados, entendam suas relações, utilizem, perpetuem e transformem esteticamente suas formas de representar. Além dessas necessidades objetivas, temos as ansiedades que chamaríamos de contextuais. Os termos “contexto”, e “contextual”, já comuns, continuam a incitar ousadias pedagógicas cujo sentido ora nos deixa atrelados a um mundinho minimalizado – fechado nas salas de aula – ora nos faz pretender a captura total de um mundo aparentemente globalizado. Além dessa diversidade de temas, ansiamos por entender como percebemos as artes, organizamos esta percepção e reagimos criticamente a elas. Queremos compreender também, como nossas percepções interagem com nossa origem, história, cultura e processos de socialização que marcam nosso gosto e comportamentos. [...] 

Palavras-chave: Educação; Arte; Percepção; Vivência sensível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Tourinho, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Colaboradora do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Educação Musical pela Universidade de Wisconsin, EUA.

Downloads

Publicado

2008-10-23

Como Citar

TOURINHO, I. Temas sobre arte-educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 18, p. 105–122, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n18a1995-992. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/992. Acesso em: 4 mar. 2024.