A crítica da história linear e da idéia de progresso

um diálogo com walter benjamin e edward thompson

Autores

  • Leide Alvarenga Turini Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-587

Palavras-chave:

História linear, Modernidade capitalista, Progresso

Resumo

O artigo coloca a perspectiva de uma problematização e busca de superação das noções de tempo associadas à história linear e à ideia de progresso. As reflexões do filósofo alemão Walter Benjamin e do historiados inglês Edward Thompson, em foco no texto, colocam possibilidades significativas para o debate da questão; nesses autores, há uma ruptura com uma concepção mecanicista e linear da história e, por conseguinte, com a crença no progresso entendido como resultante máxima das transformações produtoras da modernidade capitalista e como uma “evolução natural e inevitável” de toda a humanidade.

Palavras-chave: História linear; Modernidade capitalista; Progresso.

 

Abstract: The article presents the perspective of the problem and search for overcoming the notions of time associated with linear history and the idea of progress. The reflections of the German philosopher Walter Benjamin and the English historian Edward Thompson, focused in this text, present significant possibilities for the debate in question. There is, with these authors, a break in the mechanistic conception and linear history and, consequently, with the belief in progress understood to be the maximum result of the productive transformations of modern capitalism and as a 'natural and inevitable evolution" of all mankind.

Keywords: Linear history; Modern capitalism; Progress.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leide Alvarenga Turini, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora de História da ESEBA/UFU e Doutoranda em Educação pela UNICAMP.

Referências

-

Downloads

Publicado

2008-07-10

Como Citar

TURINI, L. A. A crítica da história linear e da idéia de progresso: um diálogo com walter benjamin e edward thompson. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. 35/36, p. 93–125, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-587. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/587. Acesso em: 14 jul. 2024.