EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Gionara Tauchen Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p175a192

Palavras-chave:

epistemologia, complexidade, didática

Resumo

Toda e qualquer didática possui uma epistemologia subjacente e sua identificação ou taxionomia nos possibilita elaborar chaves de leitura para compreender certos tensionamentos produzidos na forma como ensinamos e/ou aprendemos. No presente estudo, de cunho hermenêutico (GADAMER, 2008), buscamos compreender a epistemologia da complexidade e as decorrências para os processos didáticos. Primeiramente, analisamos as limitações da epistemologia da simplificação, que caracteriza grande parte do pensamento didático moderno, e a emergência da epistemologia da complexidade. Posteriormente, exploramos os princípios da complexidade-sistêmico-organizacional, hologramático, organização recursiva, dialógico, auto-eco-organização e a reintrodução do sujeito cognoscente -, analisando, por fim, as decorrências para a didática numa perspectiva complexa.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. O corpo - novos poemas. São Paulo: Monte Azul Paulista, 1984.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma compreensão científica dos sistemas vivos. 9 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Petrópolis, Rio de Janeiro:Vozes, Bragança Paulista, São Paulo: Editora Universitária de São Francisco, 2008.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

JAPIASSU, Hilton. Nascimento e morte das ciências humanas. 2 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

MACEDO. Roberto Sidnei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.

MORIN, Edgar. O método III - O conhecimento do conhecimento/1. Portugal: Publicações Europa-América, 1996.

______. Ciência com consciência. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

______. O desafio do século XXI - Religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

______; MOTTA, Raúl; CIURANA, Émilio-Roger. Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e incerteza humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo, Trion. 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. São Paulo: Escala Educacional, 2006.

PASCAL, Blaise. Pensamentos. São Paulo: Nova Cultura, 1999.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

READINGS, Bill. Universidade sem cultura? 2 ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.

SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Data de registro:17/07/2011

Data de aceite:26/10/2012

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF).

Gionara Tauchen, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação (Pucrs). Professora Adjunta da Universidade de Rio Grande (Furg). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

FÁVERO, A. A.; TAUCHEN, G. EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 175–192, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p175a192. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318. Acesso em: 23 nov. 2024.