A avaliação no contexto da ação pedagógica do professor de história

Autores

  • Leide Divina Alvarenga Turini

Palavras-chave:

Ensino de História, Professor de História, Ação pedagógica, Ralph W. Tyler

Resumo

A reflexão sobre a prática da avaliação no ensino de História no 1º grau (5a a 8a) é o objetivo primordial do presente estudo. Procurou-se situar a temática em questão no bojo das transformações ocorridas a partir dos anos 80, as quais levaram à ampliação do debate acerca do redimensionamento da ação pedagógica do professor de História.

Para uma análise contextualizada da prática avaliativa buscou-se por um lado, evidenciar o caráter político do ensino de História na educação escolar brasileira, através da recuperação de momentos importantes da sua trajetória histórica no país.

Por outro lado, a contraposição entre as concepções de História fundadas no positivismo e no marxismo tornou-se fundamentai para a compreensão dos limites e perspectivas do "movimento de renovação" do ensino de História, nos anos 80 e para o confronto discurso/prática do professor de História particularmente no tocante à sua ação avaliativa.

Buscando delinear os princípios norteadores da avaliação da aprendizagem na educação brasileira, destacou-se a influência do pensamento norte-americano, em particular da "avaliação por objetivos" de Ralph W. Tyler, sobretudo a partir dos anos 60. A crítica configurada nos anos 80/90, na literatura educacional brasileira, ao modelo de avaliação predominante, indica as possibilidades de uma nova concepção e prática avaliativa e fornece importantes subsídios para se repensar a avaliação no ensino de História.

A caracterização da avaliação vivenciada por alunos e professores, em três escolas da rede pública estadual de Uberlândia, possibilitou a interpretação dos significados, valores e princípios subjacentes à ação avaliativa apontando, por um lado, a necessidade de se repensar essa prática e, por outro lado, as perspectivas para sua concretização.

Palavras-chave: Ensino de História; Professor de História; Ação pedagógica; Ralph W. Tyler.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

TURINI, L. D. A. A avaliação no contexto da ação pedagógica do professor de história. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 296, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/959. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações