A avaliação no contexto da ação pedagógica do professor de história
Palavras-chave:
Ensino de História, Professor de História, Ação pedagógica, Ralph W. TylerResumo
A reflexão sobre a prática da avaliação no ensino de História no 1º grau (5a a 8a) é o objetivo primordial do presente estudo. Procurou-se situar a temática em questão no bojo das transformações ocorridas a partir dos anos 80, as quais levaram à ampliação do debate acerca do redimensionamento da ação pedagógica do professor de História.
Para uma análise contextualizada da prática avaliativa buscou-se por um lado, evidenciar o caráter político do ensino de História na educação escolar brasileira, através da recuperação de momentos importantes da sua trajetória histórica no país.
Por outro lado, a contraposição entre as concepções de História fundadas no positivismo e no marxismo tornou-se fundamentai para a compreensão dos limites e perspectivas do "movimento de renovação" do ensino de História, nos anos 80 e para o confronto discurso/prática do professor de História particularmente no tocante à sua ação avaliativa.
Buscando delinear os princípios norteadores da avaliação da aprendizagem na educação brasileira, destacou-se a influência do pensamento norte-americano, em particular da "avaliação por objetivos" de Ralph W. Tyler, sobretudo a partir dos anos 60. A crítica configurada nos anos 80/90, na literatura educacional brasileira, ao modelo de avaliação predominante, indica as possibilidades de uma nova concepção e prática avaliativa e fornece importantes subsídios para se repensar a avaliação no ensino de História.
A caracterização da avaliação vivenciada por alunos e professores, em três escolas da rede pública estadual de Uberlândia, possibilitou a interpretação dos significados, valores e princípios subjacentes à ação avaliativa apontando, por um lado, a necessidade de se repensar essa prática e, por outro lado, as perspectivas para sua concretização.
Palavras-chave: Ensino de História; Professor de História; Ação pedagógica; Ralph W. Tyler.
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