O conhecimento em essência e a linguagem como referência: uma discussão sobre as bases filosóficas da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-55174

Palavras-chave:

Essência, Referência, Bases Filosóficas, Educação, Linguagem

Resumo

Resumo: Trata-se de uma discussão teórica a respeito de bases filosóficas da educação, as filosofias realista e idealista, que vêm se desenvolvendo no decorrer da história e apresentam alguns pontos em comum, dentre os quais destaco dois: o essencialismo e o referencialismo. A primeira relacionada ao conhecimento; a segunda, à linguagem. Apresento e discuto esses pontos, a partir das compreensões sobre conhecimento e linguagem dessas filosofias. E, então, apresento a filosofia da linguagem que se desenvolve, principalmente, no fim do século XIX, como uma contraposição a essas concepções. Desse modo, discorro sobre o realismo e o idealismo, suas consequentes compreensões sobre como é adquirido o conhecimento e o lugar da linguagem em cada um destes fundamentos, e como esta passa a ser entendida com a virada linguística.

Palavras-chave: Essência; Referência; Bases Filosóficas; Educação; Linguagem

Knowledge in essence and language as a reference: a discussion on the philosophical bases of education

Abstract: It is a theoretical discussion about the philosophical bases of education, the realistic and idealistic philosophies, which have been developed throughout history and have some points in common, among which we highlight two: essentialism and referentialism. The first related to knowledge and the second to language. We seek to present and discuss these points, presenting the understandings about knowledge and language of these philosophies. And then, we present the philosophy of language that developed, mainly, at the end of the 19th century, as a counterpoint to these conceptions. In this way, we discuss realism and idealism, and their consequent understandings about how knowledge is acquired, and the place of language in each of these fundamentals, and how it comes to be understood with the linguistic turn.

Key-words: Essence; Reference; Philosophical Bases; Education; Language

La connaissance par essence et le langage comme référence : une discussion sur les bases philosophiques de l'éducation

Résumé: Il s'agit d'une discussion théorique sur les bases philosophiques de l'éducation, les philosophies réalistes et idéalistes, qui ont été développées à travers l'histoire et qui ont quelques points en commun, parmi lesquels nous en soulignons deux : l'essentialisme et le référentialisme. Le premier concernait à la connaissance et le second au langage. Nous cherchons à présenter et à discuter ces points, en présentant des compréhensions sur la connaissance et le langage de ces philosophies. Et puis, nous présentons la philosophie du langage qui se développe, principalement, à la fin du XIXe siècle, en contraste avec ces conceptions. De cette façon, nous discutons du réalisme et de l'idéalisme, et de leurs compréhensions qui en découlent sur la façon dont les connaissances sont acquises, et la place du langage dans chacun de ces principes fondamentaux, et comment il devient compréhensible avec le tournant linguistique.

Mots-clés: Essence ; Référence ; Bases Philosophiques ; Éducation; Langage

 

Data de registro: 01/06/2020

Data de aceite: 01/12/2021

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Biografia do Autor

Valdomiro Teixeira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (Unifesspa). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). E-mail: valdomiro@unifesspa.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3200167526181886. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1425-0049.

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Publicado

2022-01-06

Como Citar

TEIXEIRA JUNIOR, V. O conhecimento em essência e a linguagem como referência: uma discussão sobre as bases filosóficas da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 75, p. 1213–1243, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-55174. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55174. Acesso em: 23 dez. 2024.

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