Fausto Castilho: Uma vida filosófica

Autores

  • Alexandre Guimarães Tadeu de Soares Universidade Federal de Uberlandia (Uberlândia, MG, Brasil)
  • Luciene Maria Torino Universidade Federal de Uberlandia (Uberlândia, MG, Brasil)
  • Marcos César Seneda Universidade Federal de Uberlandia (Uberlândia, MG, Brasil)

Resumo

*Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

**Mestra em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2004). Professora Assistente/ Magistério Superior da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

***Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2004). Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Breve apresentação de Fausto Castilho
Com toda uma vida dedicada à reflexão, Fausto Castilho teve a sua trajetória marcada por duas grandes paixões: a Filosofia e o Brasil. Ambas o acompanharam desde a infância e a adolescência, tendo atravessado o seu caminho personagens emblemáticos, que o ajudaram a demarcar o traçado peculiar do seu destino. Formado na Sorbonne, numa época em que ela reunia, com seu corpo docente, um dos mais significativos e completos departamentos de filosofia do ocidente, Fausto Castilho trouxe consigo diversos métodos rigorosos de trabalhar um texto filosófico, sem jamais deixar de ter um pensamento e uma posição refletida sobre os temas aos quais se dedicou. Essa mesma postura sempre marcou sua profunda reflexão sobre o Brasil, que sempre coadunou assuntos estratégicos, vocação tecnológica e formação política, ocupando-se não tanto com a identidade do país - tema que marcou sua geração -, mas muito mais com o seu desenvolvimento e sua inserção cosmopolita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

Soares, A. G. T. de, Torino, L. M., & Seneda, M. C. (2013). Fausto Castilho: Uma vida filosófica. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 27(53), 17–72. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22697