A formação docente no Brasil

história e política

Autores

  • Leonor Maria Tanuri Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-616

Palavras-chave:

Educação, Formação docente no Brasil, História, Política

Resumo

Considero o tema desta Mesa Redonda – A formação docente no Brasil: História e Política – bastante complexo, dada a sua amplitude e a dificuldade de trata-lo adequadamente com a devida abrangência.

Essa dificuldade é tanto maior quando se considera que nas duas últimas décadas o movimento de pesquisa sore a formação de professores se ampliou consideravelmente, inclusive com mudança na orientação teórica e no foco de análise. O movimento de profissionalização do ensino que se desenvolveu a partir dos EUA e que atua no sentido de constituição de uma base de conhecimentos profissionais para o ensino, acabou por levar à multiplicação de estudos e pesquisas sobre a profissionalização docente, sobre os saberes dos professores, sobre a prática profissional como fonte, local de formação e construção de saberes, sobre a identidade do professor, sobre a formação como processo permanente, que envolve a formação inicial e a continuada (ANDRÉ, 1999; NUNES, 2001). [...]

Palavras-chave: Educação; Formação docente no Brasil; História; Política.

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Biografia do Autor

Leonor Maria Tanuri, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora da História da Educação Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/UNESP

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Publicado

2008-07-15

Como Citar

TANURI, L. M. A formação docente no Brasil: história e política. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 34, p. 253–264, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-616. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/616. Acesso em: 24 abr. 2024.

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