A formação docente no Brasil
história e política
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-616Palavras-chave:
Educação, Formação docente no Brasil, História, PolíticaResumo
Considero o tema desta Mesa Redonda – A formação docente no Brasil: História e Política – bastante complexo, dada a sua amplitude e a dificuldade de trata-lo adequadamente com a devida abrangência.
Essa dificuldade é tanto maior quando se considera que nas duas últimas décadas o movimento de pesquisa sore a formação de professores se ampliou consideravelmente, inclusive com mudança na orientação teórica e no foco de análise. O movimento de profissionalização do ensino que se desenvolveu a partir dos EUA e que atua no sentido de constituição de uma base de conhecimentos profissionais para o ensino, acabou por levar à multiplicação de estudos e pesquisas sobre a profissionalização docente, sobre os saberes dos professores, sobre a prática profissional como fonte, local de formação e construção de saberes, sobre a identidade do professor, sobre a formação como processo permanente, que envolve a formação inicial e a continuada (ANDRÉ, 1999; NUNES, 2001). [...]
Palavras-chave: Educação; Formação docente no Brasil; História; Política.
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Referências
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