A questão do método em história da educação

Autores

  • Márcia Núbia Fonseca Vieira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-969

Palavras-chave:

História, Educação, Método em História

Resumo

Ao tratarmos da história da Educação, faz-se necessário que nos debrucemos sobre o significado de História, de seus diferentes métodos, bem como da sua importância para o estudo da educação.

História é uma palavra polissêmica, ou seja, traz em seu bojo significados diversos.

“O termo, em que geral significa pesquisa, informação ou narração e que já em grego era usado para indicar a resenha ou a narrativa de fatos humanos, apresenta hoje uma ambiguidade fundamental: de um lado, significa o significa o conhecimento de tais fatos ou a ciência que dirige este conhecimento ("historia rerum gestarum"); de outro, os próprios fatos ou um conjunto ou a totalidade deles ("historia res gestae")." [...]

Palavras-chave: História; Educação; Método em História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Núbia Fonseca Vieira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP)

Psicóloga, com especialização em Educação pelo Instituto de Educação de Minas Gerais e mestranda em "História e Filosofia da Educação" pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 2. ed. São Paulo, Mestre Jou, 1982. 976p.

BUFFA, Ester. Contribuição da história para o enfrentamento dos problemas educacionais contemporâneos. Em Aberto, nº 47, p. 13-18.

COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva. São Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 3-39. (Col. Os Pensadores)

CUNHA, Luis Antonio. Diretrizes para o estado histórico do ensino superior no Brasil. Em Aberto, v. 3, p. 7-26, setiout. 1984.

JAPIASSU, Hilton. Omito da neutralidade científica. Imago, 1975. 187p.

LÔWY, Michael. Ideologias e ciência social. 8 ed. São Paulo, Cortez, 1982.

MARX, Karl. Teses contra Feuerbach. São Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 51-53. (Col. Os Pensadores)

WARDE, Miriam Jorge. Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em Aberto, Brasília, v. 3, nº 23, p. 1-6, seVout. 1984.

Downloads

Publicado

2008-10-22

Como Citar

VIEIRA, M. N. F. A questão do método em história da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 97–103, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-969. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/969. Acesso em: 21 dez. 2024.