O professor e sua prática
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-852Palavras-chave:
Educador, Educação, Professor, Ciência, Teoria, Prática, Atitude científica, CríticaResumo
O artigo mostra as dificuldades que o professor encontra para pensar teoricamente a sua prática, fundamentando a enquanto educador. Reflete, em conseqüência, sobre o risco dos "ismos" que dominam a prática pedagógica impedindo-lhe uma visão crítica do processo educacional como um todo e termina lembrando que a solução para esse problema não está na criação de uma "ciência da educação" (postura cientificista), mas na adoção, pelo educador, de uma atitude crítica é aberta ao diálogo com os vários campos de saber com que interage.
Palavras-chave: Educador; Educação; Professor; Ciência; Teoria; Prática; Atitude científica; Crítica.
Abstract: The article points out the difficulties the teacher encounters to formulate in theory his own practice, fundamenting it as a teacher. It reflects, therefore on the risks of "isms" that dominate pedagogical practice impeding a critical view of the educational process as a whole and ends reminding us that the solution to this problem is not in the creation of a "science of education" (a scientificist posture), but the adoption, by the teacher, of a posture not naive and open to dialogue with the various fields of knowledge with which he interacts.
Key-words: Teacher; Education; Science; Theory; Practice; Scientific posture; Criticism.
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