O professor e sua prática

Autores

  • Joel Pimentel de Ulhôa Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-852

Palavras-chave:

Educador, Educação, Professor, Ciência, Teoria, Prática, Atitude científica, Crítica

Resumo

O artigo mostra as dificuldades que o professor encontra para pensar teoricamente a sua prática, fundamentando a enquanto educador. Reflete, em conseqüência, sobre o risco dos "ismos" que dominam a prática pedagógica impedindo-lhe uma visão crítica do processo educacional como um todo e termina lembrando que a solução para esse problema não está na criação de uma "ciência da educação" (postura cientificista), mas na adoção, pelo educador, de uma atitude crítica é aberta ao diálogo com os vários campos de saber com que interage.

Palavras-chave: Educador; Educação; Professor; Ciência; Teoria; Prática; Atitude científica; Crítica.

 

Abstract: The article points out the difficulties the teacher encounters to formulate in theory his own practice, fundamenting it as a teacher. It reflects, therefore on the risks of "isms" that dominate pedagogical practice impeding a critical view of the educational process as a whole and ends reminding us that the solution to this problem is not in the creation of a "science of education" (a scientificist posture), but the adoption, by the teacher, of a posture not naive and open to dialogue with the various fields of knowledge with which he interacts.

Key-words: Teacher; Education; Science; Theory; Practice; Scientific posture; Criticism.

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Biografia do Autor

Joel Pimentel de Ulhôa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2008-09-22

Como Citar

DE ULHÔA, J. P. O professor e sua prática. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 24, p. 187–203, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-852. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/852. Acesso em: 11 dez. 2024.