Herdeiros de Sísifo
uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-906Palavras-chave:
escola, família, inclusão-exclusão na escola, inclusão-exclusão no trabalhoResumo
Busca-se, na presente dissertação, contribuir para a compreensão de como ocorre o processo de inclusão-exclusão na escola e no trabalho. Este processo é considerado a partir de um enfoque que privilegia experiências e significados, e as interações dos adolescentes com a família, com o trabalho e com a escola.
Desenvolveu-se uma pesquisa de campo com entrevistas de adolescentes e de suas mães. Tais adolescentes exerciam atividades de empacotadores de supermercado e se encontravam, até aquele momento, fora da escola. Por essa via foi possível constatar que a condição de ser trabalhador não retira, por si só, a condição de ser estudante. Neste caso, em particular, não havia nenhuma relação causal entre trabalho e exclusão escolar. A incompatibilidade entre trabalho e escola não é dada, "a priori", mas vai sendo construída num processo mais complexo. Nesse processo, entram em jogo não só as condições de classe social, como também as mediações de valores especiais, as relações e as experiências vividas no âmbito da escola, da família e do trabalho. [...]
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