DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés

Autores

  • Márcia Núbia Fonseca Vieira Instituto de Educação de Minas Gerais / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-979

Palavras-chave:

Durkheim, Sociologia, Educação

Resumo

Reflexão é movimento, dinâmica e ação. O pensamento que estanca deixa produtos: obras, textos, resultados ideológicos, "verdades". Cessou de pensar. Todo pensamento "é" um movimento "do pensamento". Uma reflexão sobre o pensamento de Durkheim demonstra, tout court, entre outros aspectos, sua visão de educação. Assim, cumpre formular sua concepção sobre ela; uma definição, talvez um conceito: "a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontram amadurecidas para a vida social". Cumpre formular os objetivos que se lhe impressionam a razão: "suscitar e desenvolver na criança um certo número de condições físicas, intelectuais e morais que dela reclamam, seja a sociedade política no seu conjunto, seja o meio especial a que ela se destina particularmente”.

Com perspicácia, colhem-se lhe os fundamentos no substrato de que o homem não nasce com predisposição ou potencial inato para obedecer (ou se submeter) às regras sociais. O mesmo denominador é válido para o cultivo de determinados hábitos, costumes ou crenças. [...]

Palavras-chave: Durkheim; Sociologia; Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Núbia Fonseca Vieira, Instituto de Educação de Minas Gerais / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

A autora é psicóloga, com especialização em Educação pelo Instituto de Educação de Minas Gerais e mestranda, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em "História e Filosofia da Educação".

Referências

DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés

Downloads

Publicado

2008-10-22

Como Citar

VIEIRA, M. N. F. DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 195–200, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-979. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/979. Acesso em: 1 mar. 2024.