DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-979Palavras-chave:
Durkheim, Sociologia, EducaçãoResumo
Reflexão é movimento, dinâmica e ação. O pensamento que estanca deixa produtos: obras, textos, resultados ideológicos, "verdades". Cessou de pensar. Todo pensamento "é" um movimento "do pensamento". Uma reflexão sobre o pensamento de Durkheim demonstra, tout court, entre outros aspectos, sua visão de educação. Assim, cumpre formular sua concepção sobre ela; uma definição, talvez um conceito: "a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontram amadurecidas para a vida social". Cumpre formular os objetivos que se lhe impressionam a razão: "suscitar e desenvolver na criança um certo número de condições físicas, intelectuais e morais que dela reclamam, seja a sociedade política no seu conjunto, seja o meio especial a que ela se destina particularmente”.
Com perspicácia, colhem-se lhe os fundamentos no substrato de que o homem não nasce com predisposição ou potencial inato para obedecer (ou se submeter) às regras sociais. O mesmo denominador é válido para o cultivo de determinados hábitos, costumes ou crenças. [...]
Palavras-chave: Durkheim; Sociologia; Educação.
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DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés
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