FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p.

Autores

  • Aléxia Pádua Franco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-903

Palavras-chave:

Ciências humanas, Letras, Escola e Cultura

Resumo

Jean-Claude Forquin é professor da UFR de Psychologie, Sociologie et Sciences de l'Education da Universidade de Rouen, na França, e desde a década de 70, tem elaborado uma série de escritos sobre educação. Seu livro Escola e Cultura é uma versão abreviada de sua tese de doutorado de estado em Letras e Ciências Humanas, defendida em 1987, na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, cujo título é Le débat sur l 'école et la culture chez les théoriciens et sociologues de l'education en Grande-Bretagne (1960-1985).

A problemática central desta obra é discutir o que a escola deve ensinar, que cultura ela deve transmitir, quais conteúdos devem fazer parte do currículo escolar. O autor preocupa-se com estas questões porque considera que o fator essencial da crise da educação, desde os anos 60, é a crise na sua função específica de transmissão cultural - os professores não têm mais certeza do que devem ensinar para seus alunos. Por isso, ele defende que a teoria da educação, além de examinar as relações entre a escola e fatores externos a ela como o contexto econômico, político-administrativo, deve deter-se mais na análise interna desta instituição social, dos conteúdos e saberes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aléxia Pádua Franco

Professora de História da Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p.

Downloads

Publicado

2008-10-03

Como Citar

FRANCO, A. P. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21/22, p. 305–310, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-903. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/903. Acesso em: 25 dez. 2024.