CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Autores

  • Dirceu Fernando Ferreira Faculdade Católica de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-620

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Bernard Charlot, Da Relação com o Saber

Resumo

Bernard Charlot investiga a fundo as condições do ensino no tocante aos seus aspectos gerais, pondo em xeque o problema crucial das categorias e dos modos de pesquisa relativos ao fenômeno ‘fracasso escolar’.

Charlot não admite mais o deslocamento da pesquisa para um foco que não deva ser orientado a conclusões errôneas e, principalmente, preconceituosas. No subtítulo, Elementos de uma teoria, são dadas as condições de um novo panorama na relação com o saber não mais os tão antiquadamente garantidos por uma ‘tradição’ de pesquisa.

A proposta de Charlot visa não somente à dimensão de um saber específico, mas á generalidade do saber que envolva redes que não podem ser desmanchadas e desconsideradas nesse novo modo de encarar o aprendizado e sua formulação pelos sujeitos que nele estão envolvidos. [...]

Palavras-chave: Filosofia; Bernard Charlot; Da Relação com o Saber;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirceu Fernando Ferreira, Faculdade Católica de Uberlândia

Professor Assistente de Filosofia da Educação e Filosofia da História da Faculdade Católica de Uberlândia.

Referências

-

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

FERREIRA, D. F. CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 34, p. 291–297, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-620. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/620. Acesso em: 26 jul. 2024.