O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v20n40a2006-249Palavras-chave:
Avaliação do professor, Sabedoria, Bom professorResumo
Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se baseia nas teorias desenvolvimentistas, sobre avaliação do professor universitário na ótica de 32 ex-alunos de Medicina Veterinária, procedentes de 13 Estados brasileiros. Seu objetivo foi verificar se existem regularidades em torno das descrições do melhor professor evocado, daquele que se distingüiu dos demais, e se essas regularidades aproximam-se do que a literatura psicológica aponta conceitualmente como sabedoria. Foram utilizadas questões abertas, respondidas por escrito. Os resultados mostraram que as descrições do melhor professor apresentaram, no conjunto, elementos indicadores conceituais de sabedoria, significando que os docentes distinguem-se, pessoal e profissionalmente, na ajuda quanto ao desenvolvimento de seus alunos. Concordando com estudos na mesma temática, pode-se constatar que a validade do julgamento dos graduandos a respeito do professor permanece após o término do curso, para vários aspectos, dentre os quais a adequação de preparação, interesse, estimulação da curiosidade intelectual e atitude progressista. Esses e outros fatores descritos pelos ex-alunos compõem o perfil do professor que emana sabedoria.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Regina Célia de Santis Feltran
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.