Educação e movimento social:

a questão da qualidade do ensino na perspectiva de um sindicato de educadores

Autores

  • João Pinto Furtado

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1002

Palavras-chave:

Qualidade do ensino, Ensino público, Práticas políticas

Resumo

Este artigo discute o problema da qualidade do enstno no interior do sistema de ensino público de Minas Gerais a partir do tratamento dado à questão pela União dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais. Procuramos estabelecer uma relação entre as concepções pedagógicas propriamente ditas e as práticas políticas e sindicais mais amplas. Nesse sentido o artigo aborda ainda. do ponto de vista sociológico. o problema da reorganização do sistema produtivo e das condições de trabalho em suas relações com o movimento enfocado.

Palavras-chave: Qualidade do ensino; Ensino público; Práticas políticas.

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Biografia do Autor

João Pinto Furtado

Professor Assistente do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Sociologia pela UFMG.

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Publicado

2008-10-30

Como Citar

FURTADO, J. P. Educação e movimento social: : a questão da qualidade do ensino na perspectiva de um sindicato de educadores. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 17–38, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1002. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1002. Acesso em: 14 nov. 2024.