FELGUEIRAS, Margarida L. Pensar a história, repensar o ensino. Porto: Porto editora, 1994, 144p.

Autores

  • Selva Guimarães Fonseca Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-749

Palavras-chave:

Educação, Ensino de História, Formação de Professores

Resumo

Trata-se de uma obra valorosa, importante contribuição da professora e pesquisadora, portuguesa, Margarida Louro Felgueiras. Nos últimos anos, os acadêmicos brasileiros tiveram a oportunidade de contar com participação ativa da pesquisadora em debates acerca do ensino de História, da formação de professores e metodologias de ensino.

Como verdadeira militante da causa do ensino e da educação, a autora tem como ponto de partida a escassez de investigação, de estudos e obras na área de metodologias de ensino em Portugal. Tal carência, existente também no Brasil, é, para a autora, a raiz da problemática metodológica vivenciada quotidianamente pelos professores: o que, como, a quem e para que ensinar.

Diante deste quadro, a obra tem como objetivos buscar respostas para as seguintes questões: “haverá, de facto, algo de específico no ensino-aprendizagem da História? Poder-se-ão estabelecer normas ou critérios metodológicos que norteiem o professor de História no decurso da sua atividade docente? Como chegar à sua elaboração? Que contributo se poderá extrair da epistemologia da História?” (p.21) [...]

Palavras-chave: Educação; Ensino de História; Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selva Guimarães Fonseca, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Como Citar

FONSECA, S. G. FELGUEIRAS, Margarida L. Pensar a história, repensar o ensino. Porto: Porto editora, 1994, 144p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 14, n. 27/28, p. 293–294, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-749. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/749. Acesso em: 21 nov. 2024.