FELGUEIRAS, Margarida L. Pensar a história, repensar o ensino. Porto: Porto editora, 1994, 144p.

Autores

  • Selva Guimarães Fonseca Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-749

Palavras-chave:

Educação, Ensino de História, Formação de Professores

Resumo

Trata-se de uma obra valorosa, importante contribuição da professora e pesquisadora, portuguesa, Margarida Louro Felgueiras. Nos últimos anos, os acadêmicos brasileiros tiveram a oportunidade de contar com participação ativa da pesquisadora em debates acerca do ensino de História, da formação de professores e metodologias de ensino.

Como verdadeira militante da causa do ensino e da educação, a autora tem como ponto de partida a escassez de investigação, de estudos e obras na área de metodologias de ensino em Portugal. Tal carência, existente também no Brasil, é, para a autora, a raiz da problemática metodológica vivenciada quotidianamente pelos professores: o que, como, a quem e para que ensinar.

Diante deste quadro, a obra tem como objetivos buscar respostas para as seguintes questões: “haverá, de facto, algo de específico no ensino-aprendizagem da História? Poder-se-ão estabelecer normas ou critérios metodológicos que norteiem o professor de História no decurso da sua atividade docente? Como chegar à sua elaboração? Que contributo se poderá extrair da epistemologia da História?” (p.21) [...]

Palavras-chave: Educação; Ensino de História; Formação de Professores.

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Biografia do Autor

Selva Guimarães Fonseca, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2008-09-01

Como Citar

FONSECA, S. G. FELGUEIRAS, Margarida L. Pensar a história, repensar o ensino. Porto: Porto editora, 1994, 144p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 14, n. 27/28, p. 293–294, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-749. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/749. Acesso em: 25 fev. 2024.