HERBERT MARCUSE E AS "IMAGENS DA LIBERTAÇÃO"

Autores

  • Paulo Irineu Barreto Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (Campus Uberlândia)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p527a550

Palavras-chave:

Marcuse, Teoria Crítica, Política, Filosofia da Arte

Resumo

Na década de 1960, os movimentos artísticos de vanguarda e os movimentos estudantis de protesto buscavam, além de uma mudança de comportamento, uma mudança na consciência política dos indivíduos. No entanto, enquanto no campo do conhecimento já se sabia o que deveria ser feito para a transformação social, no campo dos fatos essa possibilidade se via impedida, por isso as exigências revolucionárias conduziram o movimento para fora das universidades, a fim de que a comunidade pudesse realizar materialmente a crítica que surgia no interior da academia. Para Marcuse, a arte poderia contribuir decisivamente para este processo. Ao alertar para uma nova sensibilidade estética, a arte, como manifestação da autonomia e liberdade humanas e não como mero instrumento político, poderia fornecer as "Imagens da Libertação" que, por sua vez, poderiam conduzir a uma nova consciência e à uma nova humanidade.

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Data de registro: 28/10/2010

Data de aceite: 23/03/2011

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Biografia do Autor

Paulo Irineu Barreto Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (Campus Uberlândia)

Professor de Filosofia IFTM - CGE/Campus Uberlândia

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Publicado

2012-07-19

Como Citar

FERNANDES, P. I. B. HERBERT MARCUSE E AS "IMAGENS DA LIBERTAÇÃO". Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 527–549, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p527a550. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8248. Acesso em: 22 jul. 2024.