Editorial

v. 35 n.73 jan./abr. 2021

Autores

  • Anselmo Tadeu Ferreira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

De Magistro, De Philosophia, Filosofia da Educação

Resumo

Neste número 73 da Revista Educação e Filosofia, correspondente ao primeiro quadrimestre de 2021, ainda nos encontramos às voltas com os condicionamentos trazidos pela epidemia do corona vírus. A nova realidade do trabalho remoto impôs sacrifícios também aos pesquisadores, em sua maioria professores de instituições universitárias, além de afetar toda a cadeia de produção e publicização da pesquisa, desde a reflexão para a escrita até a edição final, passando pela revisão dos pares. Nesse cenário e com espírito de resistência, continuamos nosso trabalho de fomentar e divulgar a produção científica nas áreas de Filosofia e Educação, dando à luz mais um número de nossa Revista, com artigos instigantes, resultado do trabalho diligente e incansável dos pesquisadores que nos deram a honra de publicar o seu trabalho. Contamos, nessa edição, com 15 artigos, sendo 8 na área de Educação e 8 na área de Filosofia, além de uma tradução  e uma resenha.

Esse número 73 conta também com a resenha da obra Educação: Guia para perplexos (Campinas-SP: Kirion, 2019. 142 p.), de Inger Enkvist, realizada por José Normando Gonçalves Meira, na qual o resenhista nos brinda com uma interessante análise da obra da professora sueca em que esta analisa o conceito de “pedagogia tradicional” criticada pelos pedagogos contemporâneos talvez sem um conhecimento efetivo do que criticam, o que conduz a contra sensos.

Também contamos, por fim, com a tradução realizada por Stéfano Paschoal do artigo “O quinto elemento no De Philosophia de Aristóteles: uma revisão investigativa crítica”, de autoria de Davíd Hahm. Neste artigo, o autor faz uma revisão bibliográfica sobre a reconstituição da obra perdida de Aristóteles, o De Philosophia, para concluir que, nesta obra, Aristóteles provavelmente não tratava da teoria do quinto elemento, tão associada a ele.

Desejamos a todos proveitosa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Tadeu Ferreira , Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Diretor de Divulgação do Conselho Executivo da Revista Educação e Filosofia.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Tadeu Ferreira , A. . (2021). Editorial : v. 35 n.73 jan./abr. 2021. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 35(73), 21–26. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63989

Edição

Seção

Editorial