UN TENTATIVO DI ESPLORAZIONE DEI MOLTEPLICI NESSI DELLE NOZIONI ARISTOTELICHE DI GIUSTIZIA E INGIUSTIZIA, VIZIO E VIRTÚ, TRA PIANO ETICO E PIANO GIURIDICO

Autores

  • Arianna Fermani

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-259

Palavras-chave:

Justiça, Virtude, Injustiça, Vício, Responsabilidade

Resumo

Este artigo objetiva descobrir a multiplicidade de conexões entre justiça e virtude e entre injustiça e vício, bem como demonstrar como apenas o aceite da polivalência destas noções e a extrema adaptabilidade da relação entre elas permitem a co-existência nãocontradit ória da diferença e mesmo afirmações contrárias no interior do texto de Aristóteles. Por exemplo, é apenas usando todos os sentidos da noção de justiça que podemos entender como a afirmação segunda a qual o mesmo ato injusto, sob uma certa perspectiva, é vício, enquanto sob outra não é vício, é possível. Um complexo cenário, sublinhado pelo Estagirita, extremamante rico de articulações internas (que devem ser respeitadas contra cada tentativa de redução), que se torna ainda mais complicado pelo contínuo jogo de transposições e de comparações entre ética e legitimidade legal estabelecidas pelo Filósofo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arianna Fermani

Professora de Filosofia Antiga da Università degli Studi di M acerata

Downloads

Publicado

2008-03-27

Como Citar

FERMANI, A. UN TENTATIVO DI ESPLORAZIONE DEI MOLTEPLICI NESSI DELLE NOZIONI ARISTOTELICHE DI GIUSTIZIA E INGIUSTIZIA, VIZIO E VIRTÚ, TRA PIANO ETICO E PIANO GIURIDICO. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 21, n. 41, p. 169–211, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-259. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/259. Acesso em: 27 fev. 2024.