Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica é um periódico científico quadrimestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O mesmo está dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Tem como objetivo incentivar à  investigação e o debate acadêmico acerca dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, formação de professores, práticas de ensino, aspectos históricos, biografias e fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino numa perspectiva materialista dialética; prestando-se como instrumento de divulgação do conhecimento, especialmente, nas áreas de didática e psicologia pedagógica, tendo, como aspiração: a) Divulgar pesquisas e textos de caráter científico nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica; b) Fomentar intercâmbio de estudos em sua especialidade com outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.

  • Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
  • Ano de fundação: 2017
  • E-ISSN: 2526-7647 (on-line)
  • Categorias de submissão: editorial, artigos, biografias, resenhas, entrevistas, dossiês, traduções, resumos de dissertações e teses, documentos, entre outros.
  • E-mail: revistaobutchenieufu@gmail.com
  • Unidade: Faculdade de Educação / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia/ EDUFU
  • Editora: EDUFU

 

CHAMADA PARA DOSSIÊS - 2023:

O periódico: "Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica" recebe propostas de dossiês temáticos  para 2023. Conferir o texto convite em língua portuguesa e espanhola aqui.

 

 

 

2022: v.6, n.1 (jan./abr. 2022)

DOSSIÊ

Psicologia Histórico-Cultural na Educação Básica: práticas e pesquisas

 

Publicado: 2022-02-01

Número Completo

Equipe Editorial

1-264

Expediente

Equipe Editorial

s/p

Apontamentos sobre os fundamentos teórico-metodológicos de Vigotski para a atuação e a investigação da Psicologia na Educação

Ana Karina Amorim Checchia, Celia Regina da Silva, Elenita de Ricio Tanamachi, Isabel Akemi Hamada, José Alves Trindade, Rosemeire Foltran

22-39

As queixas escolares

análises a partir da Psicologia Histórico-Cultural

Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Zaira Fátima de Rezende Gonzalez Leal, Solange Pereira Marques Rossato

80-105

Relación familia y escuela

las familias potenciadoras

Guillermo Arias Beatón, Laura Marisa Carnielo Calejon, Ariel Zulueta Bravo

131-153

Das lições diárias de outras tantas pessoas

vivências em Psicologia Escolar na Educação Básica

Silvia Maria Cintra da Silva, Anabela Almeida Costa e Santos Peretta

154-176

Enfrentando a medicalização no chão da escola

pesquisa, teoria e prática

Adriana de Fátima Franco, Silvana Calvo Tuleski, Fernando Wolff Mendonça

177-197

Atividade de estudo como conceito central para a psicologia escolar

Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Ana Bárbara Joaquim Mendonça

198-223

Ver Todas as Edições