A convivência escolar no processo de desenvolvimento humano: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

Conteúdo do artigo principal

Mirian Alves Carvalho
Alayde Maria Pinto Digiovanni
Marilene Proença Rebello de Souza
Sandra Maria Fodra

Resumo

O presente artigo discute a importância da convivência escolar colaborativa na educação formal na constituição da subjetividade e da consciência crítica, para a compreensão e o enfrentamento da violência. Fundamenta-se na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, que, por sua vez, se embasam no materialismo histórico-dialético de Marx e Engels e explicam o desenvolvimento humano e a aprendizagem a partir dos determinantes culturais, históricos e sociais. Tais teorias consideram o desenvolvimento psíquico contínuo e permanente, que necessita de atividades significativas e relações sociais colaborativas para o seu processo de humanização. A instituição escolar é fundamental neste processo, quando oferece atividades contextualizadas com a realidade e com as necessidades dos estudantes, promovendo uma formação crítica e emancipatória. Mas observa-se que as políticas educacionais implementadas no Brasil desde a década de 1990, concebidas a partir dos princípios neoliberais, simplificam as atividades escolares, os currículos e precarizam a atuação docente, atuando na contramão do processo de desenvolvimento humano. Visam a interesses empresariais, transformando a educação em mercadoria, contribuindo para uma violência contra a escola, retirando a autonomia dos educadores, disseminando valores voltados ao individualismo e à competição, estimulando os preconceitos sociais, fomentando a violência interpessoal e comprometendo o processo de escolarização. Contudo, é possível a construção de caminhos contra-hegemônicos que permitam a consolidação de políticas voltadas à convivência escolar de qualidade, com a participação de educadores e estudantes em espaços dialógicos, como os grêmios, as assembleias e as equipes de ajuda, que problematizem a realidade concreta e as necessidades da comunidade escolar, através da análise das vivências escolares, inclusive por meio da Avaliação do Clima Escolar. 

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ - Convivência Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem

Biografia do Autor

Mirian Alves Carvalho, Universidade de São Paulo - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina PROLAM/USP. 

Alayde Maria Pinto Digiovanni, Universidade de São Paulo - Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, Brasil.

Marilene Proença Rebello de Souza, Universidade de São Paulo - Brasil

Professora Titular da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia e do Programa Interunidades em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo. Brasil.

 

Sandra Maria Fodra, Universidade de São Paulo - Brasil

Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE/USP.

Como Citar

Carvalho, M. A. ., Digiovanni, A. M. P., Souza, M. P. R. de, & Fodra, S. M. (2025). A convivência escolar no processo de desenvolvimento humano: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-35. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-35

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