As tecnologias digitais como instrumentos de mediação na Atividade Orientadora de Ensino
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Resumo
Este artigo tem como objetivo tecer considerações sobre a organização do ensino de Matemática na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino considerando as tecnologias digitais como instrumentos de mediação. Trata-se de um ensaio teórico, recorte de duas teses de doutorado que utilizaram a Atividade Orientadora de Ensino como base teórico-metodológica para a organização do ensino de Matemática integrado ao uso de tecnologias digitais. Ancorada na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade de Leontiev, a Atividade Orientadora de Ensino propõe uma organização intencional, em que o professor elabora situações desencadeadoras de aprendizagem com base em problemas que revelam o movimento histórico e lógico dos conceitos, mobilizando os estudantes a apropriação do conhecimento matemático historicamente elaborado. Nesse sentido, as tecnologias digitais podem ser compreendidas como instrumentos de mediação, capazes de potencializar a atividade pedagógica. Como resultados, a análise indica que não se trata de utilizar esses recursos por si só, mas da forma intencional como são integrados e organizados pelo professor, possibilitando a interação, a cooperação e o desenvolvimento do pensamento teórico. Por fim, o artigo reforça que no âmbito da Atividade Orientadora de Ensino o uso das tecnologias digitais constitui uma possibilidade de instrumento de mediação no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, favorecendo a apropriação do conhecimento e impulsionando o desenvolvimento humano.
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