Convivência Pedagógica entre estudantes na pós-graduação: um estudo de caso

Conteúdo do artigo principal

Maria Eliza Mattosinho Bernardes
Ana Karina Amorim Checchia

Resumo

O artigo analisa a convivência pedagógica na formação permanente de professoras/es em uma disciplina de pós-graduação, fundamentando-se no enfoque histórico-cultural de matriz materialista histórica e dialética. A investigação, de caráter qualitativo, utilizou como material empírico a roda de conversa realizada com os participantes, analisada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a atividade pedagógica, quando organizada de forma intencional e coletiva, promove a integração das dimensões afetiva, volitiva e cognitiva, possibilitando vivências dotadas de significado e sentido. Observou-se que a convivência pedagógica contribui para a apropriação conceitual, a transformação da consciência e a autoprodução docente, configurando-se como práxis social e humanizadora. Conclui-se que a convivência pedagógica, entendida como unidade entre ensino e aprendizagem, constitui dimensão estratégica para assegurar a formação docente crítica, a humanização das relações acadêmicas e a consolidação de práticas educativas comprometidas com a emancipação humana. 

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ - Convivência Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem

Biografia do Autor

Maria Eliza Mattosinho Bernardes , Universidade de São Paulo - Brasil

Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP, pesquisadora colaboradora da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica - Instituto de Estudos Avançados da USP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Sociedade e Políticas Públicas (GEPESPP) e do Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico - LEDEP.

Ana Karina Amorim Checchia, Universidade de São Paulo - Brasil

Docente da área de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Integrante do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional (LIEPPE) do Instituto de Psicologia da USP. 

Como Citar

Bernardes , M. E. M., & Checchia, A. K. A. (2025). Convivência Pedagógica entre estudantes na pós-graduação: um estudo de caso . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-34. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-34

Referências

ARIAS BEATÓN, G. La Persona en el Enfoque Histórico Cultural. São Paulo: Editora Linear B, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BERNARDES, M. E. M. Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica. Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo, v. 13, p. 235-242, 2009.

BERNARDES, M. E. M. Modos de ação na atividade pedagógica: uma proposição de ensino e aprendizagem ativos. In: Congresso Internacional PBL 2010. São Paulo: USP, 2010a.

BERNARDES, M. E. M. A educação como mediação na teoria histórico-cultural: compromissos ético e político no processo de emancipação humana. Revista Psicologia Política (Impresso), Florianópolis, v. 10, p. 293-296, 2010b.

BERNARDES, M. E. M. Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino e a aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2012.

BERNARDES, M. E. M.; BARBOSA, A. P.; LOPES, M. A. C. Desdobramentos da pandemia Covid-19 na educação formal: uma análise da unidade afeto-cognição. Revista Interinstitucional de Educação e Tecnologia (RIET), v. 2, n. 2, p. 218-245, 2021.

BERNARDES, M. E. M. Convivência pedagógica: um estudo a partir do enfoque histórico-cultural. In: PINHEIRO, V. P. G.; BERNARDES, M. E. M.; ROCHA, M. S. P. M. L. (org.). Psicologia da educação e processos educacionais: contribuições de diferentes perspectivas teóricas. Coleção Psicologia da Educação: pesquisa e formação, v. 4. São Paulo: EACH/USP, 2025. Ahead of print.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 11º ed. São Paulo / Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

LÉON, G. F.; CALEJON, L. M. C. C. Vivência, situação social do desenvolvimento e práxis. In: BERNARDES, M. E. M; ARIAS BEATÓM, G. Trabalho, educação e lazer: contribuições do enfoque histórico-cultural para o desenvolvimento humano. São Paulo: Edições EACH, 2017. p. 123- 141.

LEONTIEV, A. N. Atividade, consciência e personalidade. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

LURIA, A.R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). Tradução: Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Martorano. São Paulo, SP: Boitempo, 2007

MOURA, M. O. de. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema (Rio Claro), UNESP, v. 12, p. 29-43, 1997.

TANAMACHI, E. de R.; ASBAHR, F. da S. F.; BERNARDES, M. E. Teoria, método e pesquisa na Psicologia Histórico-Cultural. In: BEATÓN, G. A.; SOUZA, M. P. R. de; BARROCO, S. M. S.; BRASILEIRO, T. S. A. (org.). Temas escolhidos na Psicologia Histórico-Cultural: interfaces Brasil –Cuba. Volume II. Maringá: Eduem, 2018.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Tradução: Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-65642010000400003. Acesso em: 22 jul. 2025.

VYGOTSKI, L. S. El problema del retraso mental. I: VYGOTSKI, L. S. Obras

escogidas V. 2a ed. Madrid: Visor Dis. SA., 1997.

VIGOTSKI, L. S. O significado histórico da crise da psicologia: uma investigação metodológica. In: VIGOTSKI L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004a. p. 281-383.

VIGOTSKI, L. S. Teoría de las emociones: estudio histórico-psicológico. Madrid: Ediciones Akal, 2004b.

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo V: Fundamentos de defectología. 2. ed. Madrid: Visor, 2019.

VIGOTSKI, L. S; LÚRIA, A.R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.