O uso do método histórico-dialético na investigação sobre o desenvolvimento do pensamento computacional de estudantes no contexto da Educação Matemática

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Eliel Constantino da Silva
Sueli Liberatti Javaroni

Resumo

Este artigo propõe e discute o uso do método histórico-dialético como um caminho teórico-metodológico para a pesquisa em Educação Matemática, especialmente na investigação de fenômenos cognitivos complexos como o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a formação das ações mentais e de conceitos matemáticos. Ancorado na teoria Histórico-cultural, o estudo detalha como esse método, ao priorizar a análise de processos e não de objetos, a explicação sobre a mera descrição e o desvelar de comportamentos e formações conceituais fossilizados, permite desvendar a gênese e a totalidade do desenvolvimento psíquico. Utilizamos como ilustração central a aplicação desse arcabouço metodológico em nossas investigações sobre o desenvolvimento do pensamento computacional e a formação de ações mentais e do conceito "polígono regular" em estudantes de 15 e 16 anos. Apresentamos como o método de dupla estimulação funcional e a análise por unidades revelam as intrincadas relações entre cognição, ambiente sociocultural e tecnologia. O artigo visa, assim, convidar pesquisadores ao início de uma discussão sobre o uso desse método em pesquisas do campo da Educação Matemática. 

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ - Tecnologias Digitais e Teoria Histórico-Cultural: Tecendo Contribuições para a Formação de Professores e os Processos de Ensino-Aprendizagem

Como Citar

Silva, E. C. da, & Javaroni, S. L. (2025). O uso do método histórico-dialético na investigação sobre o desenvolvimento do pensamento computacional de estudantes no contexto da Educação Matemática. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-16. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-16

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