Reflexões sobre o diagnóstico social no Projeto de extensão “Adaptações curriculares: ações para a inclusão nas instituições de ensino”
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Resumo
Este trabalho foi elaborado a partir das atividades realizadas no Projeto de Extensão “Adaptações curriculares: ações para a inclusão nas instituições de ensino”, coordenado por docentes do curso de Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia. O projeto foi desenvolvido em uma escola estadual de Ituiutaba-MG com um grupo de 43 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, 17 estudantes voluntárias do mesmo curso e uma bolsista no segundo semestre de 2019, sendo interrompido em março de 2020, devido à pandemia de covid 19. Neste trabalho será tratado sobre a avaliação preliminar realizada com cinco das 12 crianças avaliadas pela bolsista e outra estudante. Para a realização do diagnóstico social (ANACHE, 2001), analisamos os conhecimentos das crianças em leitura, escrita e habilidades básicas em matemática. Constatamos que algumas das queixas apresentadas pela escola não condiziam com a avaliação inicial feita pela bolsista e a estudante voluntária. Os resultados revelaram que algumas crianças apresentavam dificuldades diversas das indicadas pela escola. Um dos casos foi o de Antonella, indicada para avaliação por não saber ler e nem realizar as quatro operações matemáticas. Contudo, a estudante se saiu muito bem nas atividades propostas, mostrando-se apenas muito tímida.
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Referências
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