Uma análise discursiva dos termos Обучение (Aprendizagem Desenvolvimental) e Воспитание (Educação) nos Fundamentos da Defectologia em L.S. Vigotski (1924-1931)

Conteúdo do artigo principal

Márcia Cristina Barreto Fernandes de Abreu
Andréa Maturano Longarezi

Resumo

O artigo propôs uma análise discursiva dos termos Обучение (Aprendizagem Desenvolvimental) e Воспитание (Educação) tendo como objetivo geral verificar o campo conceitual dos termos acima citados nos escritos sobre os Fundamentos da Defectologia em L.S. Vigotski (1924-1931). O percurso metodológico se caracterizou por uma investigação das dimensões do campo conceitual e discursivo, a partir da identificação e análise dos termos: Обучение (Aprendizagem Desenvolvimental) e Воспитание (Educação) na versão russa e traduzidas para o Português, através das plataformas de tradução digital: Google Tradutor e Deepl Translate. Nos resultados foi possível identificar de modo significativo o termo obutchénie no significado (sentido) de aprendizagem desenvolvimental nos textos que compõem os Fundamentos da Defectologia em L.S. Vigotski, bem como constatar a relevância do termo bоспитаниe (Educação) como mobilizadora dos processos de aprendizagem e desenvolvimento nas crianças típicas, em especial, nas crianças atípicas.

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ - Os 100 anos dos Fundamentos da Defectologia e as Obras Escolhidas entre os estudos de L. S. Vigotski

Como Citar

Abreu, M. C. B. F. de, & Longarezi, A. M. (2025). Uma análise discursiva dos termos Обучение (Aprendizagem Desenvolvimental) e Воспитание (Educação) nos Fundamentos da Defectologia em L.S. Vigotski (1924-1931). Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-11. https://doi.org/10.14393/10.14393/OBv9.e2025-11

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