Identificando elementos de transformação da realidade: movimento dialético e desenvolvimento

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Taline de Lima e Costa
Deivis Perez Bispo dos Santos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o conceito de movimento e alguns de seus impactos para a psicologia histórico-cultural por meio do levantamento de pesquisas acadêmicas brasileiras que adotam o termo com centralidade. As pesquisas elencadas se vinculam de alguma forma à dialética e não apresentam definição do termo. Em levantamento bibliográfico foi possível compreender que o cerne da dialética que confere movimento à realidade é a contradição. Na psicologia histórico-cultural de Vigotski, o desenvolvimento é um processo de formação do ser humano caracterizado pelo surgimento de novas qualidades humanas específicas em cada etapa, o que caracteriza o movimento humano, que é externamente determinado e também é automovimento. Configurou-se uma definição possível de movimento relacionada ao processo materialista dialético de transitoriedade qualitativa permeado por contradição, o que pode ser notado no processo de desenvolvimento conforme compreendido por Vigotski, torna-se mais viável analisar se há sua ocorrência nos diferentes contextos e a identificação de processos que constituam, de fato, potenciais revoluções, a exemplo do desenvolvimento em nível de ontogênese e em contraponto com situações de estagnação ou mesmo de pretensas e aparentes mudanças. 

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Seção

VARIA/VARIES

Como Citar

Lima e Costa, T. de, & Santos, D. P. B. dos. (2025). Identificando elementos de transformação da realidade: movimento dialético e desenvolvimento. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-03. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-03

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