Aprender Para Ensinar: Formação Continuada De Professores De Educação Física Na Didática Desenvolvimental

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Marcos Jerônimo Dias Júnior
Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas

Resumo

O artigo apresenta a síntese de uma pesquisa que investigou a aprendizagem de professores de educação física em formação continuada. Com base na Teoria Histórico-cultural e na Teoria do Ensino Desenvolvimental, objetivou-se identificar e analisar as contribuições da formação continuada orientada pela Didática Desenvolvimental para a aprendizagem e desenvolvimento dos professores de Educação Física. Metodologicamente, a pesquisa é empírica, de cunho qualitativo, e foi realizada por meio de um experimento didático formativo com docentes de Educação Física da Rede Estadual de Educação em Goiás, na cidade de Anápolis. A análise dos resultados, no contexto de contradição entre trabalho e formação, evidenciou a importância e as contribuições da Didática Desenvolvimental, bem como o modo de ação geral da práxis de si para o pensamento teórico e, por fim, do saber docente dialético para o desenvolvimento do movimento corporal consciente de seus (suas) alunos(as).

Detalhes do artigo

Seção

VARIA/VARIES

Biografia do Autor

Marcos Jerônimo Dias Júnior, Secretaria de Estado da Educação de Goiás

[1] Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/PUC/GO) 2024, na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos; Doutor em Educação (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás -PPGE/UFG, na linha de pesquisa Formação, profissionalização docente e trabalho educativo, 2020); Mestre em Educação Brasileira (Faculdade de Educação Da Universidade Federal de Goiás PPGE/UFG, 2016); Pós-Graduado Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Apogeu-Centro Integrado de Educação (2010); Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás- FEFD/UFG, 2009); Graduado em Pedagogia (Centro Universitário Internacional Uninter); Trabalhador da Educação com o cargo efetivo de Professor-PIV na Secretaria de Estado da Educação de Goiás; Diretor/Gestor do Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista e Integrante pesquisador do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos pedagógicos (CNPq), na Linha Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas, Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação. Docente nos Programas de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Mestrado e Doutorado) e da Faculdade de Inhumas (Mestrado). Docente no Mestrado em Atenção à Saúde (Pontifícia Universidade Católica de Goiás).

Como Citar

Aprender Para Ensinar: Formação Continuada De Professores De Educação Física Na Didática Desenvolvimental. (2025). Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua). https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-01

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