Aprender Para Ensinar: Formação Continuada De Professores De Educação Física Na Didática Desenvolvimental
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Resumo
O artigo apresenta a síntese de uma pesquisa que investigou a aprendizagem de professores de educação física em formação continuada. Com base na Teoria Histórico-cultural e na Teoria do Ensino Desenvolvimental, objetivou-se identificar e analisar as contribuições da formação continuada orientada pela Didática Desenvolvimental para a aprendizagem e desenvolvimento dos professores de Educação Física. Metodologicamente, a pesquisa é empírica, de cunho qualitativo, e foi realizada por meio de um experimento didático formativo com docentes de Educação Física da Rede Estadual de Educação em Goiás, na cidade de Anápolis. A análise dos resultados, no contexto de contradição entre trabalho e formação, evidenciou a importância e as contribuições da Didática Desenvolvimental, bem como o modo de ação geral da práxis de si para o pensamento teórico e, por fim, do saber docente dialético para o desenvolvimento do movimento corporal consciente de seus (suas) alunos(as).
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Referências
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