Convivência, Clima Escolar e Educação Básica: caminhos possíveis para superar a violência
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Resumo
Este artigo tem por finalidade tematizar a questão do clima e da convivência escolares na perspectiva de melhor compreender os processos relacionais que se materializam na vida diária escolar, no âmbito da Educação Básica e suas implicações na aprendizagem. Partimos do pressuposto de que os processos de aprendizagem estão interligados com as práticas sociais de convivência que expressam as possibilidades de relações interpessoais e grupais constituídas no espaço escolar. Para tanto, analisaremos: a) dados educacionais que apresentam os impasses vivenciados nas escolas por meio do avanço de ações extremas e violentas; b) a relevância do conceito de clima escolar na avaliação das práticas relacionais em suas diversas dimensões; c) princípios para a compreensão de uma educação ética e participativa; d) proposições de ações para a melhoria da qualidade das relações escolares e do processo de ensino-aprendizagem. A construção de práticas educativas centradas em ações participativas, solidárias, cuidadosas e democráticas permite a constituição de um clima escolar que amplia as formas de convivência, de estudo e de realização de ações de gestão.
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