Descobrindo novos caminhos: uma experiência de apropriação das tecnologias digitais na Educação Infantil

Conteúdo do artigo principal

Camila Fernandes de Lima Ferreira
Andrieli Dal Pizzol
Diene Eire de Mello

Resumo

Este artigo tem como objetivo produzir reflexões acerca das possibilidades de apropriação de tecnologias com crianças da Educação Infantil. O estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa na modalidade exploratória, fundamentado nos estudos da Teoria Histórico-Cultural. O estudo se deu a partir do contexto de uma formação continuada de professores para uso das Tecnologias Digitais. Os dados foram coletados por meio de observações e análise documental, envolvendo duas professoras da Educação Infantil e seis estudantes de licenciatura em Pedagogia, em atuação formativa nas escolas, além de duas turmas de crianças de 4 e 5 anos de idade, provenientes de dois Centros Municipais de Educação Infantil. Os resultados evidenciam que as tecnologias digitais, quando apropriadas de forma intencional, podem ir além do entretenimento, promovendo uma interação ativa das crianças com os conteúdos culturais.

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ - Tecnologias Digitais e Teoria Histórico-Cultural: Tecendo Contribuições para a Formação de Professores e os Processos de Ensino-Aprendizagem

Como Citar

Ferreira, C. F. de L., Dal Pizzol, A., & Mello, D. E. de. (2025). Descobrindo novos caminhos: uma experiência de apropriação das tecnologias digitais na Educação Infantil . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-25. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-25

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