O papel mediador do professor na brinquedoteca: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
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Resumo
Trata-se de um estudo bibliográfico e documental cujo objetivo é refletir sobre o papel mediador do professor na brinquedoteca à luz da Teoria Histórico-Cultural (THC). A THC concebe o brincar como a atividade guia do desenvolvimento na Idade Pré-Escolar, meio pelo qual a criança se apropria dos bens culturais produzidos pela humanidade. Essa apropriação ocorre na ação conjunta e intencional entre o professor e a criança. O histórico da implantação de brinquedotecas no Brasil revela a influência da Epistemologia Genética de Piaget. Nesta perspectiva, o brincar é considerado atividade natural da criança, e o professor deve ser o facilitador da sua atividade. Dado que a THC ressalta o papel da mediação do professor na apropriação dos bens culturais pela criança, fez-se necessário refletir sobre o seu papel na brinquedoteca. Os resultados indicam que o professor não é o facilitador da exploração da criança, mas o mediador na organização, complexificação e ampliação do repertório cultural da criança que se tornará tema do brincar de papéis sociais.
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