Ventos Solares como temática para o Ensino de Astronomia: Educação CTS e Tecnologias Digitais
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Resumo
Este artigo visa analisar de que modo a aplicação de uma sequência de atividades que integra tecnologias, com foco no tema dos ventos solares, pode favorecer o aprofundamento de conhecimentos científicos entre estudantes do Ensino Médio à luz dos pressupostos da educação CTS. A intervenção pedagógica, de natureza aplicada, objetivo exploratório e abordagem qualitativa, foi desenvolvida em uma escola pública do Paraná e utilizou simuladores digitais, vídeos, plataformas interativas e recursos online como mediadores do processo. Com base na matriz de referência da educação CTS, elaborada por Strieder e Kawamura (2017), à luz da observação participante, foram identificadas manifestações dos alunos em diversos níveis da educação CTS e suas transições. A análise dos dados, realizada por meio do método interpretativo-indutivo, demonstrou que os estudantes avançaram em suas compreensões sobre os conteúdos científicos, ao mesmo tempo que problematizaram os impactos e as limitações das tecnologias em contextos reais. Os resultados apontam para a relevância de abordagens pedagógicas que integrem o uso das tecnologias digitais com reflexões críticas sobre o papel da ciência na sociedade.
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