Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Educação e Políticas em Debate
Início
Atual
Anteriores
Submissões
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 1 (2021)
v. 10 n. 1 (2021)
Publicado:
2021-03-12
Editorial
Direitos sociais em risco: a incessante luta em prol de verbas públicas para a educação pública
Maria Vieira Silva, Leonice Matilde Richter, Vilma Aparecida Souza
5-11
PDF
Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos
Apresentação
Lucia de Fatima Valente, Magna França
12-19
PDF
Entrevista: Os desafios do financiamento da educação básica no contexto do novo Fundeb - Profa. Dra. Nalú Farenzena
Magna França, Lucia de Fatima Valente
20-28
PDF
A política educacional brasileira no contexto do regime de austeridade fiscal
Maria Dilnéia Síndola Fernandes, Eduardo Tadeu Pereira, Maria do Socorro Sales Felipe Bezerra
29-45
PDF
Financiamento da educação no contexto do federalismo: limites e possibilidades do regime de colaboração
Dalva Valente Guimarães Gutierres, Laurimar de Matos Farias, Daniela Cunha Terto
46-62
PDF
A Política de Fundos no financiamento da Educação Básica – considerações acerca do fortalecimento do projeto de educação pública de qualidade
Rosana Maria Gemaque Rolim
63-83
PDF
A descentralização financeira dos recursos públicos para a Educação Básica e a Política de Fundos
Frederico Corrêa, Fabrício Aarão Freire Carvalho
84-99
PDF
Fundeb: uma avaliação
Nicholas Davies
100-115
PDF
Planos de Ações Articuladas 2007-2010, 2011-2014 e as ações financiáveis pela União na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
Magna França, Magnólia Margarida dos Santos Morais
116-134
PDF
A política de fundos na educação básica brasileira: efeito redistributivo do Fundeb em municípios baianos
Jean Mário Araujo Costa, Maria Aparecida Silva de Menezes, Rodrigo da Silva Pereira da Silva Pereira
135-152
PDF
Valorização docente em Minas Gerais (2007-2019): qual o papel do Fundeb?
Pauliane Romano, Daniel Santos Braga
153-171
PDF
Financiamento da Educação Básica no Brasil – desconstrução e reconstrução político-histórica
Michel da Costa, Elisabeth dos Santos Tavares, Maria Emília Couto
172-187
PDF
Condições de efetividade do ensino em municípios da região metropolitana de Belém no contexto do FUNDEB (2007- 2015)
Isabela Raiana Silva Rodrigues Rodrigues, Fabrício Aarão Freire Carvalho CARVALHO
188-206
PDF
Financiamento da educação básica de qualidade: os caminhos e descaminhos até o novo Fundeb
Nerivaldo Lopes de Oliveira, Fabrício Aarão Freire Carvalho
207-221
PDF
Financiamento da Educação Básica no Brasil: a federação em perspectiva
Danielle Cristina de Brito Mendes, Dalva Valente Guimarães Gutierres
222-242
PDF
A política de fundos e seus efeitos na municipalização do Ensino Fundamental
Magna Jovita de Sales e Silva, Luís Carlos Sales Sales
243-261
PDF
O FUNDEB como política permanente e a aprovação da Emenda Constitucional nº 108/2020
Maria Aparecida dos Santos Ferreira, Ramon Oliveira
262-279
PDF
Novo Fundeb: aperfeiçoado e permanente para contribuir com os entes federados na oferta educacional
Remi Castoni, Monica Aparecida Serafim Cardoso, Leandro de Borja Reis Cerqueira
280-298
PDF
A regulamentação da lei do Novo Fundeb: desafios e perspectivas
Marina Gleika Felipe Soares, Samara de Oliveira Silva, Lucine Rodrigues Vasconcelos Borges de Almeida, Lucineide Maria dos Santos Soares
299-315
PDF
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da educação (FUNDEB): uma década da política pública na região metropolitana de Salvador (RMS)
Sergio Henrique Conceição, Antônio de Macêdo Mota Júnior, Gilson Barbosa Dourado
316-341
PDF
Amassando o barro: carreira e remuneração dos profissionais do magistério, em três municípios do interior paulista no contexto do Fundeb
Tatiana Aparecida Pezetta Ferreira, José Marcelino de Rezende Pinto
342-360
PDF
A oferta da educação básica em Roraima no contexto do Fundeb
Maria Elcineide de Albuquerque Marialva, Alcemir Pantoja Rodrigues, Perla Sofia Andrade de Aquino
361-378
PDF
Artigos de Demanda Contínua
PNE 2014-2024 e a redução das desigualdades regionais: entre a proposição e a realidade
Suely Ferreira, Karine Nunes de Moraes, João Ferreira de Oliveira
379-396
PDF
Proposta curricular de Santa Catarina (PCSC): um ambiente de proliferação para a Teoria Sócio Histórico Cultural (TSHC)
Tiago Ravel Schroeder, Tatiana Comiotto, Raysa Poll
397-413
PDF
Políticas curriculares em pesquisas da pós-graduação no Brasil: um enfoque na Matemática do Ensino Médio
Ana Clédina Rodrigues Gomes, Valdineia Rodrigues Lima
414-432
PDF
Avaliação, Plano Nacional de Educação de 2014 - 2024 e as interpretações acerca da Meta 7
José Marcio Silva Barbosa, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
433-452
PDF
Plano Municipal de Educação de Ananindeua-PA: formação e valorização dos profissionais da educação em diálogo com o Plano Estadual de Educação-PA e as metas 15, 16, 17 e 18 do PNE (2014-2024)
José Augusto Lopes da Silva, Ellen Cristina Carvalho Rodrigues
453-468
PDF
A Base Nacional Comum Curricular e as formas de subjetivação do professor de Matemática
Letiane Oliveira da Fonseca, Márcia Souza da Fonseca, Jaíne Telles Quevedo, Mônica Roxo Correa
469-481
PDF
Currículo: instrumento de identidade e independência epistêmica
Érica Ferreira da Silva
482-495
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Portugal)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
Palavras-chave