Planos de Ações Articuladas 2007-2010, 2011-2014 e as ações financiáveis pela União na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte

Autores

  • Magna França Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil http://orcid.org/0000-0002-4756-0991
  • Magnólia Margarida dos Santos Morais Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos do Rio Grande do Norte - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57793

Palavras-chave:

PAR/RN, Infraestrutura física, Investimentos, União

Resumo

O trabalho objetiva conhecer o investimento de recursos pela União, considerado assistência financeira nos Planos de Ações Articuladas, dos períodos 2007-2010 e 2011-2015, concernentes à infraestrutura física e recursos pedagógicos da rede estadual de ensino do RN, na perspectiva do regime de colaboração. Tomou-se como referências, normas e documentos legais, bem como dados quantitativos financeiros extraídos de sites oficiais. Considerou-se o recebimento de uma quantia razoável de recursos, apresentados em forma de programados, empenhados e executados, via convênios e termos de compromissos. Porém, com as limitações burocráticas e legais, em nível da SEEC/RN e do MEC, ocorreram prejuízos no andamento das obras escolares, sendo 6 concluídas, 14 em execução e as demais correspondentes a 36 estão paralisadas, 2 canceladas e 2 em fase de contratação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Magna França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora titular da mesma universidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN.

Magnólia Margarida dos Santos Morais, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN(PPGED). Especialista em educação pela UFRN e graduada pela UERN.

Referências

ABRUCIO, F. L. Cooperação Intermunicipal: experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil. Curitiba: Positivo, 2017.

BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto Nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação pela União federal, em regime de colaboração com municípios, Distrito Federal e estado, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília: Diário Oficial da União, 25 de abr. 2007.

BRASIL. Lei Nº 12.695, de 25 de julho de 2012. Dispõe sobre o apoio técnico ou financeiro da União no âmbito do Plano de Ações Articuladas; altera a Lei Nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para incluir os polos presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil na assistência financeira do Programa Dinheiro Direto na Escola; altera a Lei Nº 11.494, de 20 de junho de 2007, para contemplar com recursos do FUNDEB as instituições comunitárias que atuam na educação do campo; altera a Lei Nº 10.880, de 9 de junho de 2004, para dispor sobre a assistência financeira da União no âmbito do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; altera a Lei Nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12695.htm. Acesso em: 4 set. 2020.

BRASIL. Resolução CD/FNDE Nº 47, de 20 de setembro de 2007a. Altera a Resolução/CD/FNDE Nº 29, de 20/6/2007, que estabelece os critérios, os parâmetros e os procedimentos para a operacionalização da assistência financeira suplementar e voluntária a projetos educacionais, no âmbito do Compromisso Todos pela Educação, no exercício de 2007. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3204-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-47-de-20-de-setembro-de-2007. Acesso em: 4 set. 2020.

BRASIL. Resolução CD/FNDE Nº 23, de 29 de maio de 2008. Aprova o Manual de Assistência Financeira que estabelece as orientações e diretrizes para a operacionalização da assistência financeira suplementar a projetos educacionais, no exercício de 2008. Disponível em: http://ftp.fnde.gov.br/web/resolucoes_2008/res023_29052008.pdf. Acesso em: 4 set. 2020.

CAMINI, L. A política educacional do PDE e do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, v. 26, n. 3, p. 535-550, set./dez. 2010.

COSTA, B. K. Infraestrutura física e Recursos Pedagógicos: uma análise das contribuições do PAR (2011-2014) para a Rede Municipal de Educação de Riachuelo/RN. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, J. (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996. p. 136-161.

DOURADO, L. F. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 677-705, jul./set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/q8MtGNtnrL8zS3sGpnrYkwf/?lang=pt. Acesso em: 11 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302010000300003.

DOURADO, L. F.; AMARAL, N. C. Financiamento e gestão da educação e o PNE 2011-2020: avaliação e perspectivas. In: DOURADO, L. F. et al. Plano Nacional da Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. 2. ed. Goiânia: Cegraf; Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 285-315.

FARENZENA, N. A assistência financeira da União às políticas educacionais locais. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, CNTE, v. 6, n. 10, p. 105-117, jan./jun. 2012. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/173. Acesso em: 2 jun. 2019.

FARENZENA, N.; MARCHAND, P. S. Relações intergovernamentais na educação à luz do conceito de regulação. Cadernos de pesquisa, v. 43, n. 150, p. 788-811, set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/s0100-15742013000300004.

HAGUETTE, A. Da municipalização à ação federativa coordenada. Em aberto, Brasília, DF, INEP/MEC, ano 8, p. 26-30, out./dez. 1989.

MEDEIROS, L. L. Políticas públicas de formação docente face à inserção das TIC no espaço pedagógico. In: COORDENAÇÃO CENTRAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (org.). Educação a Distância: relatos e experiências. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2007. p. 23-43.

OLIVEIRA, R. P.; SOUZA, S. Z. O federalismo e sua relação com a educação no Brasil. In: OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W. (org.). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília, DF: Unesco, 2010. p. 13-35. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001873/187336por.pdf. Acesso em: 14 jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21836.

SÁTYRO, N.; SOARES, S. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: IPEA, 2007.

SENA, P. Planejamento educacional e federalismo no Brasil: negociação federativa e execução de políticas educacionais. In: FERREIRA, E. B.; FONSECA, M. Política e planejamento educacional no Brasil do século XXI. Brasília, DF: Líber Livro, 2013. p. 22-46.

SOUZA, C. Federalismo: teorias e conceitos revisitados. BIB, São Paulo, n. 65, p. 27-48, 1º sem. 2008.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

FRANÇA, M.; MORAIS, M. M. dos S. . Planos de Ações Articuladas 2007-2010, 2011-2014 e as ações financiáveis pela União na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 116–134, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-57793. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57793. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos