Plano Municipal de Educação de Ananindeua-PA: formação e valorização dos profissionais da educação em diálogo com o Plano Estadual de Educação-PA e as metas 15, 16, 17 e 18 do PNE (2014-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-55226

Palavras-chave:

PNE, Plano Estadual de Educação, Políticas Públicas, Formação de professores

Resumo

Tal artigo tem por objetivo discutir a formação e a valorização docente em Ananindeua-PA pelo viés do Plano Municipal de Educação (PME), em diálogo com o Plano Estadual de Educação do Pará (PEE-PA) e as metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014-2024. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, a fim de compreender como ocorre o planejamento e a implementação dessas políticas educacionais. O trabalho está dividido em três momentos: visão geral do município e dos principais aspectos educacionais; PNE e o que demanda sobre formação e valorização dos professores; PME de Ananindeua e o PEE-PA, no que tange às políticas voltadas para os profissionais da educação em contexto local. O não atendimento das metas e políticas voltadas para a área pode comprometer os avanços da educação no município.

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Biografia do Autor

José Augusto Lopes da Silva, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/2019 – PPGED, Campus Belém.

Ellen Cristina Carvalho Rodrigues, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/2019 – PPGED, Campus Belém.

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Publicado

2021-01-27

Como Citar

Silva, J. A. L. da ., & Rodrigues, E. C. C. (2021). Plano Municipal de Educação de Ananindeua-PA: formação e valorização dos profissionais da educação em diálogo com o Plano Estadual de Educação-PA e as metas 15, 16, 17 e 18 do PNE (2014-2024). Revista Educação E Políticas Em Debate, 10(1), 453–468. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-55226

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua