Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-59786

Palavras-chave:

Financiamento da Educação B´ásica, Política de fundos

Resumo

O dossiê Financiamento da Educação Básica e a política de fundos tem como referência uma coletânea de textos que apresentam debates e embates sobre o tema numa discussão atualizada de avaliação da política de financiamento, de planos, fontes e investimento dos recursos à manutenção da educação básica, tendo como especificidade um Fundo contábil. A presente publicação, é uma obra coletiva em que a pluralidade de visões é representada pelo conjunto de autores de universidades federais e estaduais, institutos federais, secretarias estaduais e municipais de educação, oferecendo contribuições relevantes sobre o tema no objetivo de divulgar os resultados de estudos, documentação bibliográfica e a legislação correlata. Além dos textos publicizados integra, também o dossiê, a entrevista da presidente da Associação Nacional de Financiamento da Educação – Fineduca, Professora Nalú Farenzena trazendo as contribuições dos debates e resultados de estudos no cenário político e acadêmico, numa perspectiva histórica e atual referentes aos desafios do financiamento da educação básica e a aprovação do novo Fundeb. Acentua, ainda, que o atual contexto da pandemia brasileira impactou na arrecadação de recursos, automaticamente, reduzindo o investimento na educação. Integrada, também, o Editorial Direitos sociais em risco: a incessante luta em prol de verbas públicas para a educação pública de autoria das professoras da UFU, integrantes da Comissão Editorial da Revista, Maria Vieira Silva, Leonice Matilde Richter e Vilma Aparecida Souza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucia de Fatima Valente, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora da Faculdade de Educação (UFU), com atuação na graduação e na Pós-graduação, membro da linha de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação.

Magna França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora titular da mesma Universidade. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Valente, L. de F. ., & França, M. . (2021). Apresentação. Revista Educação E Políticas Em Debate, 10(1), 12–19. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-59786

Edição

Seção

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos