Políticas curriculares em pesquisas da pós-graduação no Brasil: um enfoque na Matemática do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-55706

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Políticas Curriculares, Ensino Médio, Ensino de Matemática

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar um panorama das políticas curriculares para o ensino de Matemática realizado no ensino médio no período de 2010 a 2019 no Brasil, visto que essa modalidade de ensino é a que apresenta os menores índices de rendimento escolar apontado pelas avaliações externas. A pesquisa bibliográfica possibilitou um estado da arte de abordagem qualitativa. Os resultados acusaram concentração de produções sobre políticas curriculares para educação básica centradas no ensino fundamental, apontando carência de trabalhos nesse âmbito no ensino médio. Embora as produções evidenciassem a contribuição e a relevância da Matemática à educação, foi constatada a escassez de produções que relacionem as políticas curriculares e o ensino de Matemática, sobretudo no ensino médio.

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Biografia do Autor

Ana Clédina Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Brasil

Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP, com Pós-doutorado em Ensino e Processos Formativos pela UNESP campus de Ilha Solteira - SP. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Unifesspa.

Valdineia Rodrigues Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), graduação em Matemática pela Unifesspa.

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Publicado

2021-01-27

Como Citar

GOMES, A. C. R.; RODRIGUES LIMA, V. Políticas curriculares em pesquisas da pós-graduação no Brasil: um enfoque na Matemática do Ensino Médio. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 414–432, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-55706. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55706. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua