Anúncios

CHAMADAS: Recebimento de Manuscritos - Dossiês 2024

Dossiê 1/2024: Movimento de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Educação

ORGANIZADORES(AS):
Dra. Rosilene Lagares/Universidade Federal do Tocantins
Dr. Roberto Francisco de Carvalho/Universidade Federal do Tocantins
Dra. Katia Cristina C.F Brito/Universidade Federal do Tocantins

Email para contato e submissão de artigos: repod.sistemadossie@gmail.com

Recebimento dos textos: até 30 de julho de 2023

Publicação: v.13, nº. 1, 2024

Ementa: O presente dossiê tem o objetivo de difundir conhecimento materializado em artigos científicos relevantes para a área da educação, a partir da transformação dos dados e informações gerados no Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Educação do Tocantins (PRISME/RCT), de pesquisas realizadas nas regiões geográficas brasileiras e de estudos sobre política e gestão da educação de abrangência internacional. O programa PRISME faz parte da Rede Colaboração Tocantins (RCT), agregando um conjunto de pesquisadores que estuda, pesquisa, ensina e faz extensão abordando a temática da Política e Gestão da Educação e, no caso específico da presente produção, tem como foco o “Movimento de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Educação”, em diálogo com pesquisadores brasileiros e de outros países. O dossiê em pauta tem o propósito de publicizar conhecimentos científicos abrangendo o estudo sobre: 1) sistemas educacionais; 2) planejamento educacional; 3) democracia, gestão democrática; 4) autonomia da educação municipal; 5) institucionalização e gestão dos sistemas municipais de educação: democratização, cargo/carreira e valorização dos profissionais da educação e financiamento. Estamos convencidos de que a produção publicizada por meio desse dossiê, construída na perspectiva da filosofia da práxis, considerando o contexto social e o Estado em sentido integral, contribuirá com o desenvolvimento da educação brasileira, contemplando aprendizados teórico-práticos sobre a educação como prática social e a política e gestão da educação como práxis educativa historicamente situada no contexto da sociedade contemporânea.

.....................................................................................................................................

Dossiê 2- 2024 "Internacionalização da educação: tendências globais e desafios nacionais"

ORGANIZADORES:

Profa. Dra. Ana Sheila Fernandes Costa (Universidade de Brasília, Brasil)
Prof. Dr. Abdeljalil Akkari (Universidade de Genebra, Suíça)
Profa. Dra. Joiciane de Souza (Haute Ecole Francisco Ferrer, Bélgica)

Email para contato: repod.dossieinter@gmail.com

Recebimento dos textos: até 30 de agosto de 2023

Publicação: v.13, nº. 2, 2024

Nas últimas décadas, constata-se a convergência de discursos e práticas mundiais sobre a educação, disseminados pelos países dominantes, por organizações internacionais, empresários e instituições com e sem fins lucrativos. Tais ações remetem à internacionalização da educação nos diferentes países e níveis educacionais, revelando uma tendência à harmonização e padronização dos sistemas educacionais, com marcante semelhança entre as reformas curriculares, em gestão, avaliação, formação e organização do trabalho docente. Esse movimento de internacionalização, a despeito de aspectos que possam ser considerados positivos, apresenta-se bastante controverso, uma vez que tem servido a uma lógica homogeneizante de privatização dos serviços educacionais. Trata-se, portanto, de um panorama educacional que tem suscitado críticas e debates entre pesquisadores, gestores, agentes públicos e setores sociais e que carece de uma análise historicizada e contextualizada de suas implicações nos sistemas educacionais nacionais. Diante desse cenário, indaga-se: Em que medida os discursos e as práticas educacionais internacionais têm sido apropriados, traduzidos (ou não) em políticas, programas e ações pelos sistemas educacionais, em nível nacional? Como elaborar políticas e práticas educacionais democráticas, autônomas e pertinentes, mediante a presença cada vez mais impositiva do internacional? Embora os estudos sobre a internacionalização da educação se debrucem predominantemente sobre o Ensino Superior, observa-se um aumento expressivo de pesquisas com foco na Educação Básica, as quais têm se concentrado sobre as formas de atuação e a influência de organismos internacionais nas políticas educacionais e em diferentes dimensões da educação. Partindo-se, pois, da compreensão de que a internacionalização da educação transversaliza os diferentes níveis e modalidades de ensino, o público e o privado, e com o intuito de se romper com a fragmentação existente na análise da temática, neste dossiê propomos integrar artigos científicos que abordem o tema em tela, tanto em nível da Educação Básica quanto do Ensino Superior. A proposta busca divulgar e socializar produção científica entre os pesquisadores; apresentar diferentes experiências nacionais, as abordagens teóricas e metodológicas adotadas; e ampliar a compreensão desse fenômeno e sua influência em discursos, políticas, programas e práticas de gestores, pesquisadores, professores e diretores escolares, na articulação entre o nacional e o internacional.

 

 

  • CHAMADAS: Recebimento de Manuscritos para Dossiês 2024

    2022-10-07

    Dossiê 1- 2024 "Movimento de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Educação"

    ORGANIZADORES:

    Dra. Rosilene Lagares/UFT: roselagares@uft.edu.br

    Dr. Roberto Francisco de Carvalho/UFT: carvalho1917@gmail.com

    Dra. Katia Cristina C.F Brito/UFT: katiacristina@uft.edu.br

    Email para contato: repod.sistemadossie@gmail.com

    Recebimento dos textos: até 30 de julho de 2023

    Publicação: v.13, nº. 1, 2024

    _________________________________________________________________________

    Dossiê 2- 2024 "Internacionalização da educação: tendências globais e desafios nacionais"

    ORGANIZADORES:

    Profa. Dra. Ana Sheila Fernandes Costa (Universidade de Brasília, Brasil)
    Prof. Dr. Abdeljalil Akkari (Universidade de Genebra, Suíça)
    Profa. Dra. Joiciane de Souza (Haute Ecole Francisco Ferrer, Bélgica)

    Email para contato: repod.dossieinter@gmail.com

    Recebimento dos textos: até 30 de agosto de 2023

    Publicação: v.13, nº. 2, 2024

    Saiba mais sobre CHAMADAS: Recebimento de Manuscritos para Dossiês 2024