Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Educação Especial: aproximações e especificidades
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-72179Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva, Educação EspecialResumo
O presente trabalho propõe uma discussão conceitual sobre as definições de Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Educação Especial. Tem-se por objetivo entender as aproximações e especificidades de cada um desses conceitos que, com frequência, são usados sem a acuracidade necessária. Para tal, realizou-se um estudo qualitativo e analítico, a partir de análise documental e revisão bibliográfica, tendo como base leis e políticas públicas concernentes aos conceitos em tela, além de pesquisa em livros e artigos sobre esses conceitos, confrontando seus usos e sentidos com o intuito de decantar tais conceitos. Conclui-se que há um hiato entre o uso mais corriqueiro marcado pelo senso comum, ou mesmo em alguns estudos acadêmicos, e algumas definições que encontramos nos instrumentos legais e na própria história por trás de cada um desses conceitos, o que revela a importância de refletir sobre eles.
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