Condições de efetividade do ensino em municípios da região metropolitana de Belém no contexto do FUNDEB (2007- 2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57761

Palavras-chave:

Educação Básica, Estudo Comparado, Financiamento/Fundeb

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as condições de efetividade do ensino em investimentos na educação básica dos municípios de Ananindeua e Marituba e suas condições de oferta e qualidade no contexto do FUNDEB. Trata-se de uma pesquisa exploratória dos indicadores de financiamento, de oferta educacional e de qualidade, a partir do método em educação comparada que procurou estabelecer relações entre as diferenças e semelhanças dos municípios pertencentes à região metropolitana de Belém-Pa. A análise dos dados revelou que, nenhum dos dois conseguiu atender totalmente as demandas de oferta com qualidade da educação básica, apesar do incremento de recursos por meio do FUNDEB. O que evidencia a necessidade de reestruturação da política de fundo e maior contribuição financeira da União.

 

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Biografia do Autor

Isabela Raiana Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pará – Brasil

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFPA); Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/NEB/UFPA).

Fabrício Aarão Freire Carvalho , Universidade Federal do Pará – Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo- USP. Prof. do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB/UFPA).

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Publicado

2021-02-19

Como Citar

RODRIGUES, I. R. S.; CARVALHO , F. A. F. Condições de efetividade do ensino em municípios da região metropolitana de Belém no contexto do FUNDEB (2007- 2015). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 188–206, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-57761. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57761. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos