Direitos sociais em risco: a incessante luta em prol de verbas públicas para a educação pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-59784

Palavras-chave:

Direitos sociais, Verbas públicas, Educação pública

Resumo

No contexto atual, presenciamos recorrentes processos que produzem colapsos nos direitos sociais conquistados por meio de incessantes e históricas lutas da sociedade civil. No campo da educação pública, os acintes têm sido agudizados de forma reiterada, sobretudo no que concerne à redução de recursos ou disputa pelos fundos públicos. Enquanto elaboramos esse editorial, em 24 de fevereiro de 2021, diferentes associações acadêmicas e sindicais realizam manifestações contrárias à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n. 186 (BRASIL, 2019), de autoria do senador Marcio Bittar, a qual compromete a manutenção dos dispositivos constitucionais de vinculação de recursos da receita de impostos para a educação no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. De fato, isso impacta negativamente as ações do Estado brasileiro na ampliação e priorização dos investimentos para garantir o direito inalienável à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pós-doutorado realizado no Centre de Recherches Sociologiques e Politiques de Paris – Université Paris VIII. Professora titular de Políticas e Gestão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas, Educação e Cidadania da UFU. Diretora de Formação e Desenvolvimento da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). Membro do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e membro do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes).

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Presidente adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU, com estágio doutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizado na Universidade do Minho, sob a supervisão do professor Almerindo Janela. Professora adjunta de Políticas e Gestão da Educação da Faced/UFU. Coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas, Educação e Cidadania da UFU. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes).

Vilma Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Presidente adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Membro do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania da UFU.

Referências

BRASIL. Câmara dos Deputados. PEC 15/2015. Inteiro teor

Proposta de Emenda à Constituição. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1198512. Acesso em: 10 de março de 2021.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Proposta de Emenda à Constituição n° 26, de 2020

(PEC do Fundeb). Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/143611. Acesso em: 10 de março de 2021.

FINEDUCA. Associação Nacional de Financiamento da Educação. Nota Técnica Fineduca e Campanha: a aprovação da PEC 241 significa estrangular a educação pública brasileira e tornar letra morta o Plano Nacional de educação 2014-2014. São Paulo, 2016. Disponível em: https://fineduca.org.br/2016/10/18/a-aprovacao-da-pec-241-significa-rasgar-a-constituicao-federal-e-inviabilizar-o-pne. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.

FINEDUCA. Associação Nacional de Financiamento da Educação. Nota Técnica Fineduca. Um Brasil sem a garantia da vinculação constitucional de recursos para a educação? Vamos viver do Fundeb? Disponível em: https://fineduca.org.br/2021/02/24/um-brasil-sem-a-garantia-da-vinculacao-constitucional-de-recursos-para-a-educacao-vamos-viver-do-fundeb/. Acesso em: 24 de fevereiro de 2021.

SILVA, M.V; EUGÊNIO, A.J; NEVES. H. C.S. Mutações da Face Social do Estado pela Emenda Constitucional 95 e seus Efeitos sobre as Políticas Educacionais. Revista de Financiamento da Educação. Volume 10 - 2020 | n. 16. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/fineduca/article/view/93699/58621.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

SILVA, M. V. .; RICHTER, L. M. .; SOUZA, V. A. . Direitos sociais em risco: a incessante luta em prol de verbas públicas para a educação pública. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 5–11, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-59784. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/59784. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Editorial